Passar para o Conteúdo Principal

Covid-19: Testes no Lar Prats com 42 resultados positivos

27 de Outubro de 2020

É do conhecimento público que durante o fim de semana surgiram, no Lar Prats da Santa Casa da Misericórdia de Sines, casos que se vieram a confirmar ser Covid-19.

Uma utente que apresentou sintomas foi de imediato reencaminhada para o Hospital do Litoral Alentejano, tendo testado positivo. Uma outra utente, com quem a primeira partilhava o quarto, foi também reencaminhada para o Hospital do Litoral Alentejano, onde o teste confirmou a positividade à doença.

Lamentavelmente, uma das utentes faleceu esta segunda-feira. Na sequência desta perda, dirigimos à família e amigos as mais sentidas condolências.

Foram, de imediato, mobilizadas as entidades relevantes no sentido de serem tomadas todas as medidas necessárias para a análise da situação e contenção da propagação, nomeadamente a Santa Casa da Misericórdia, a Autoridade Local de Saúde, a Proteção Civil Municipal e a Segurança Social. Foram tomadas medidas adicionais de isolamento do local e proteção dos utentes e dos funcionários.

Iniciou-se de imediato a realização de testes aos utentes e aos funcionários, num total de mais de 110 testes.

Foram identificados 42 resultados positivos para a Covid-19: 35 utentes e 7 funcionários.

Apesar de a situação ser preocupante, estão a ser tomadas todas as medidas necessárias para o acompanhamento dos utentes, das suas famílias e de todos os funcionários.

Serão igualmente testados todos os utentes e funcionários da Santa Casa da Misericórdia durante o dia de amanhã, num total de 320 testes.

Devemos confiar nas nossas instituições e no enorme profissionalismo da Autoridade Local de Saúde e de todos os profissionais cuja missão, neste momento, é a de conter a propagação deste surto e a assistência aos utentes, familiares e profissionais do Lar Prats.

Nota: Uma vez que o boletim oficial recebido hoje pela Proteção Civil ainda não reflete os resultados dos testes ao Lar Prats, apenas amanhã se voltará a publicar a tabela habitual com a evolução epidemiológica no concelho.