Passar para o Conteúdo Principal

Sines comemora a Semana Europeia da Mobilidade

Cartaz 1 a 980 x 1385 px 1 980 2500
18 de Setembro de 2020
Decorre entre 16 e 22 de setembro a Semana Europeia da Mobilidade, cujo tema central é “Emissões Zero, Mobilidade para todos”. A Câmara Municipal de Sines assinala a Semana Europeia da Mobilidade e, entre outras iniciativas, os transportes públicos urbanos serão gratuitos nos dias 21 e 22.  
 
O tema deste ano reflete o objetivo da União Europeia de ser “o primeiro continente neutro em termos de clima até 2050”, dando-se especial destaque à importância de um acesso a transportes com zero emissões e à promoção de uma mobilidade inclusiva.
 
A Câmara Municipal de Sines subscreve ainda a Carta de Compromisso 2020, comprometendo-se assim com a adoção de medidas por uma mobilidade mais sustentável e inclusiva.
 
A esse respeito importa assinalar que muitas das obras de qualificação urbana recentes, bem como algumas das que se encontram em curso, têm profundas motivações em termos de mobilidade, tornando-se a cidade mais acessível e devolvendo mais espaço público aos peões e aos modos suaves de mobilidade.
 
Recentemente foi lançado o concurso para a empreitada de requalificação da estrada da Ribeira dos Moinhos, uma ligação muito procurada pelos ciclistas. Nos últimos anos foram criados os canais pedonais e cicláveis da Rua da Floresta. O novo estacionamento junto à Fripex dará suporte a uma melhor pedonalidade no centro histórico e a Rua Marquês de Pombal, cujas obras se encontram já em curso, também adquirirá características que favorecem a circulação a pé ou modos de deslocação suaves.