Passar para o Conteúdo Principal

OUTside(CAS) // 21 a 27 de setembro // Noé Sendas e João Leonardo

Outside cas semana 12 980px 1 980 2500
21 de Setembro de 2020

O Centro de Artes de Sines, através do Serviço Educativo e Cultural, promove o OUTside(CAS), projeto de mediação da exposição “Público/Privado - Doce Calma ou Violência Doméstica?”, patente até 18 de outubro de 2020. 

12.ª semana - 21 a 27 de setembro

ARTISTA DA SEMANA (1): NOÉ SENDAS

(Bruxelas, 1972) Vive e trabalha em Berlim e Madrid. Iniciou a apresentação do seu trabalho no final dos anos 90. Sendas recorre a diferentes meios de expressão: vídeo, escultura, colagem, desenho e fotografia. Referências explícitas e implícitas a artistas e criações literárias, cinematográficas ou musicais fazem parte de suas matérias-primas. Preocupações específicas sobre a reflexão e a prática das artes visuais também podem ser adicionadas ao seu repertório. Estes incluem: o corpo, como uma entidade que é simultaneamente teórica e material; os mecanismos de perceção do observador; ou o potencial discursivo dos métodos de exibição. Sendas estudou na: Escola do Art Institute de Chicago, EUA; Royal College of Arts, Londres; Ar.Co. e no Atelier Livre, Lisboa. Exibiu obras em: Yerba Buena for the Arts, EUA; Kunsthalle Bonn, Alemanha; Akademie der Kunst, Berlim; Le Plateau, Paris; MEAC / MUSAC / Fundação Botin / Fundação IC e Casa America na Espanha; Em museus e instituições portuguesas como: Fundação Calouste Gulbenkian, Museu Berardo, Museu Bordalo Pinheiro e Museu da Cidade em Lisboa; Culturgest, Porto; CAVE, Coimbra; Museu de Tavira, Algarve.

Curiosidades: 

Noé Sendas em entrevista: https://www.artecapital.net/entrevista-211-noe-sendas

"Os seus suportes preferenciais são a fotografia e o vídeo. A releitura (de obras de Beckett ou de Fellini) e a manipulação da imagem servem-lhe para questionar as noções de identidade e autoria. Desde 2009 trabalha a série Crystal Girls, na qual transforma uma imagem de época através de várias técnicas de sabotagem.

Metamorfose é uma palavra que vai bem com ele."

Entrevista completa: https://anabelamotaribeiro.pt/noe-sendas-170341

ARTISTA DA SEMANA (2): JOÃO LEONARDO

(Odemira, 1974) Atualmente vive e trabalha em Klippan, Suécia. Licenciou-se em História de Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 1996. Frequentou o Independent Study Program na Maumaus School of Visual Arts em 2003. Concluiu o mestrado na Malmö Art Academy, Lund University, em 2009 com bolsa de estudos da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi artista residente no International Kunstlerhaus Villa Concordia (Bamberg, 2010-2011) e vencedor do Prémio Novos Artistas da Fundação EDP (2005). Em 2020, recebeu uma bolsa de trabalho de um ano da Konstnärsnämnden / The Swedish Arts Grants Committee, Suécia.
Realizou exposições individuais e projetos coletivos em instituições como: Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, Lisboa, Portugal (2017); Atelier-Museu Julio Pomar, Lisboa (2017); Galeria Municipal do Porto, Porto, Portugal (2016); MEIAC Museu Extremenõ e Iberoamericanode de Arte Contemporáneo, Badajoz, Espanha (2013); Museu Colecção Berardo, Lisboa (2010); Centro de Artes Hélio Oiticica, Rio de Janeiro, Brasil (2010); Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (2008); Faulconer Gallery, Grinnell College, Iowa, EUA (2008); Fundação de Serralves / Galeria Municipal de Torres Vedras, Portugal (2007); Centro Nacional de Arte Contemporânea, Moscou, Rússia (2006); Museum Centre Vapriikki, Backlight Triennal, Tampere, Finlândia (2005).
As suas obras encontram-se: Fundação EDP, Lisboa; Centro de Arte Manuel de Brito, Alges, Portugal; Museu de Arte Contemporânea de Elvas - Colecção António Cachola, Elvas, Portugal; Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, Brasil; Danfoss Art Foundation, Nordborg, Dinamarca

Curiosidades:

João Leonardo em entrevista:

https://www.artecapital.net/entrevista-286-joao-leonardo 
http://www.joaoleonardo.com/ 

OBRAS DA SEMANA

morto

Noé Sendas

Sr Central, 2005

Resina epóxida e roupa

70x100

Cortesia: Fundação PLMJ

preso

João Leonardo

Escape, 2004

DV - vídeo Pal, 4:3, color, sound, 32:39min

Cortesia: Coleção António Cachola

http://www.joaoleonardo.com/works/escape/video 

Comentário por parte do curador e artista Hugo Dinis:
http://www.joaoleonardo.com/texts/the-unbuilding-of-man 

 

DESAFIO DA SEMANA

Conceitos chave: eu/sujeito, auto-controlo, auto-conhecimento, recomeço, livre arbitrio, metamorfose, liberdade, superação.

Desafio: efetuar uma ou mais associações entre um dos conceitos chave e um objeto, uma paisagem ou um texto. Proceder ao seu registo e partilhá-lo.


Nós deixamos aqui o nosso contributo.  

 

Conceitos selecionados: Recomeço, superação.

Título: Maria Beatriz 

maria beatriz

Maria Beatriz

Series in red 1993/1997

Portrait with life experience. 1996

http://www.mariabeatriz.nl/index.html

PARTILHE OS SEUS TRABALHOS

Registe e partilhe os seus trabalhos connosco, através do seguinte endereço eletrónico: servicoeducativoCAS@mun-sines.pt.