Passar para o Conteúdo Principal

APS iniciou exploração da pedreira do Monte Chãos

980pedreira 1 980 2500
06 de Agosto de 2020

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) informou a Câmara Municipal de Sines que, no âmbito da empreitada de construção da 3.ª fase da ampliação do molhe leste, deu início à exploração da pedreira do Monte Chãos. A partir desta data os desmontes passarão a ter maior regularidade, ainda que desde o início do ano venham já ocorrendo alguns desmontes, mais pontuais.

Numa comunicação dirigida ao público em geral, a APS mostra-se consciente "do transtorno que trabalhos desta natureza podem trazer à população ao nível do ambiente sonoro, vibrações, qualidade do ar ambiente e acessibilidades", declarando que serão tomadas as "medidas minimizadoras e as ações necessárias que contribuam para reduzir e atenuar esses efeitos".

Eventuais reclamações, acrescenta a mesma comunicação, devem ser dirigidas à Administração dos Portos de Sines e do Algarve, através do site www.apsinesalgarve.pt.

A empreitada que motiva a exploração da pedreira arrancou em fevereiro de 2020 e prevê a extensão do molhe leste em 750m. Os principais trabalhos são a exploração da pedreira, o fabrico de blocos de betão e a execução do molhe em si.

Com a ampliação do molhe, refere a APS, "ficam asseguradas as condições de abrigo a agitação marítima dos novos postos de acostagem do terminal, incrementando a operacionalidade e impulsionando Sines no sistema logístico global, tendo em vista aumentar a movimentação de contentores".