Passar para o Conteúdo Principal

OUTside(CAS) // 3 a 9 de agosto // Miguel Ângelo Rocha e Nuno Cera

6 semana 980 x512 1 980 2500
03 de Agosto de 2020

O Centro de Artes de Sines, através do Serviço Educativo e Cultural, promove o OUTside(CAS), projeto de mediação da exposição “Público/Privado - Doce Calma ou Violência Doméstica?”, patente até 18 de outubro de 2020.

6.ª Semana: 3 a 9 de agosto

NÚCLEO DA EXPOSIÇÃO

Ala 2.

ARTISTA DA SEMANA (1): MIGUEL ÂNGELO ROCHA

Lisboa, 1964. Vive e trabalha em Nova Iorque e Lisboa. É formado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (1992). Entre 1994 e 1996, fez o Master of Fine Arts, na School of Visual Arts de Nova Iorque. Em 2002, ingressa como assistente na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. 

Independentemente de trabalhar com desenho, escultura ou instalação, podemos entender a sua obra numa zona de cruzamento e debate entre a arte conceptual, o minimalismo e o abstracionismo. A sua prática artística é possibilitada e é herdeira de uma conceção de arte «desmaterializada», seguindo a intuição fundamental de Lucy Lippard, e, por outro lado, todo o seu trabalho se decide, se resolve e se encontra nos próprios objetos: é no confronto com a matéria, o gesto e o pensamento tornado coisa que se pode entender a ambição da sua obra.

Expõe com regularidade desde 1991 e, desde 1994, reside em Nova Iorque e em Lisboa. Realizou várias exposições individuais e coletivas no Museu do Chiado, em Lisboa; na Galeria Laure Genillard, em Londres; na Frieda and Roy Furman Gallery, Walter Reade Theater at Lincoln Center, em Nova Iorque; no Círculo de Artes Plásticas de Coimbra; na Módulo – Centro Difusor de Arte, em Lisboa; no Hospital Júlio de Matos, em Lisboa; na Galeria Miguel Nabinho, em Lisboa, entre outras. As suas obras estão representadas nas coleções Fundação de Serralves, Museu do Chiado, Fundação Carmona e Costa, Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, entre outras.

ARTISTA DA SEMANA (2): NUNO CERA

Beja,1972. Fotógrafo e artista vídeo que explora condições espaciais, arquitetura e situações urbanas através de formas documentais ficcionais ou poéticas. Licenciou-se em publicidade no IADE, em Lisboa, em 1995, e foi galardoado em 2001 com a bolsa João Hogan da Fundação Calouste Gulbenkian para uma residência de artistas na Künstlerhaus Bethanien in Berlin. Em 2003, publicou Cimêncio com Diogo Seixas Lopes. Participou na residência ISCP – International Studios and Curatorial Program, NYC, USA em 2006. Foi galardoado com a bolsa da Fundación Botin para o seu projecto Symphony of the Unknown.

As suas mais recentes exposições incluem: Symphony of the Unknown, Kunstraum Botschaft – (Berlim, 2016); L'Annèe Derniére, Galeria Miguel Nabinho (Lisboa, 2016).

http://www.nunocera.com/

OBRAS DA SEMANA

Obra de Miguel Ângelo Rocha

Miguel Ângelo Rocha
Malas e Ossos, 2009
Malas encontradas, jornais, contraplacado marítimo, tinta acrílica, ossos.
Cortesia: Coleção António Cachola 

Obras de Nuno Cera

Nuno Cera
A Room with a view # 4 (Fasano, São Paulo, 2007)
Cortesia: Coleção Miguel Nabinho  

A Room with a view # 9 (Hotel on Rivington, New York, 2009)
Cortesia: Coleção Nuno Pinheiro 

DESAFIOS DA SEMANA (PARA TODOS)

Proposta: Brainstorm visual

Imprima as três imagens e disponha-as à sua frente.

Agora tente, de forma livre e descontraída, ler estas imagens (O que vejo?) Registe o maior número de elementos possível? O que me dizem? O que sinto?

Agora associe objetos, cores, cheiros, recordações, vida... a cada uma delas.

Pode mesmo colocar os objetos junto a cada uma das impressões… Tente nesta primeira fase, não recorrer à escrita. 

Agora pare, por favor! Veja com atenção e registe, através de escrita, fotografia ou vídeo, as suas composições. Partilhe-as connosco… Mais tarde iremos voltar aqui. 

PARTILHE OS SEUS TRABALHOS

Registe e partilhe os seus trabalhos connosco, através do seguinte endereço eletrónico: servicoeducativoCAS@mun-sines.pt.