Passar para o Conteúdo Principal

Pastelaria Vela d’Ouro faz 50 anos

980galegos 1 980 2500
18 de Julho de 2020

Um dos estabelecimentos comerciais mais emblemáticos de Sines, a Pastelaria Vela d’Ouro, comemora hoje 50 anos.

Para contar a história da pastelaria, é preciso recuar até 1948, quando “Ti” Amélia e “Ti” Benjamim se radicam em Sines, trazendo consigo cinco dos seus filhos.

O maior anseio de “Ti” Benjamim e “Tia” Amélia era ver os seus filhos unidos a trabalhar em conjunto. Esse sonho cumpriu-se em 18 de julho de 1970, quando José, Manuel, Fernando e Celestino, por todos conhecidos como Irmãos Figueiredo ou simplesmente "Galegos", abriram, no Largo do Castelo, a Pastelaria Vela d’Ouro.

Ao longo de 50 anos, a pastelaria ganhou fama pelo seu serviço e pelas suas especialidades - como os Vasquinhos, as Areias de Sines ou o Doce da Jardoa.

Ao mesmo tempo, os Irmãos Figueiredo participavam de forma ativa na vida local como atletas, dirigentes associativos e beneméritos nas mais diversas causas e entidades.

Em 1999, em reconhecimento deste papel, receberam a Medalha de Mérito Municipal.

Em 2010, o Largo do Castelo viu adicionada à sua descrição toponímica a referência “Popularmente designado por Largo dos Galegos”.

O presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, em seu nome e em nome do executivo municipal, congratula os Irmãos Figueiredo “pelos 50 anos da Pastelaria Vela d’Ouro, que mais do que uma casa comercial se tornou, pela sua história, uma instituição de Sines, paragem obrigatória de quem visita esta cidade e ponto de encontro de sucessivas gerações de sinienses”.

Foto: Notícias de Sines (Arquivo)