Passar para o Conteúdo Principal

Atividades

imagem

O Arquivo Municipal de Sines / Arquivo Histórico Arnaldo Soledade começou a funcionar no dia 26 de novembro de 2006.

Documentação fundamental para compreender a história de Sines nos últimos séculos passou a estar acessível para consulta pela população, estudantes e investigadores.

Parte do novo Centro de Artes de Sines, o Arquivo apresenta, pela primeira vez, as condições ambientais e materiais para a preservação e consulta pública de documentos antigos. Para isso dispõe de duas salas de leitura pública no terceiro piso e doze salas de depósito e tratamento documental nos pisos -1, 1 e 2.

Tomando como objetivos orientadores da sua atividade tratar e divulgar o património arquivístico do concelho e sensibilizar a população para a cultura histórica e a investigação, o Arquivo possibilita a consulta presencial do espólio arquivístico e bibliográfico de Sines e informa sobre os documentos relativos ao município existentes noutros arquivos e bibliotecas do país.

A par do trabalho regular junto dos utentes, o Arquivo promove a divulgação de documentos inéditos através do boletim municipal (ver Arquivo Aberto) e a publicação de inventários, catálogos e obras resultantes de investigação nele efetuada.

Em coordenação com os restantes serviços do Centro de Artes, no âmbito do seu Serviço Educativo e Cultural, organiza exposições, conferências, concursos e ateliês. Mediante marcação, realiza visitas guiadas ao espaço.

Documentos