Passar para o Conteúdo Principal

Mar de Sines / PROMAR

Cartaz do filme

O património marítimo de Sines, particularmente na sua componente piscatória, foi objeto de um documentário, produzido pela Câmara Municipal de Sines, com o apoio do PROMAR.

Com este projeto, designado “Mar de Sines”, a Câmara Municipal de Sines pretendeu valorizar o património piscatório local e permitir que cada vez mais pessoas sejam chamadas a apreciá-lo, a experimentá-lo, a protegê-lo e a vivê-lo a nível económico, desportivo, cultural, gastronómico, profissional e científico.

Tipologias de embarcações, rituais da pesca local, artes de pesca da região, espécies mais representativas, sustentabilidade ambiental e riqueza multicultural da comunidade piscatória foram alguns dos aspetos tratados no filme.

Ao compilar os testemunhos dos sinienses sobre o universo da pesca, o projeto contribuiu também para a coesão social do território em que se insere, numa comunidade onde a pesca foi sempre uma das principais fontes de rendimento das famílias e um dos seus mais fortes elementos identitários.

O filme foi objeto de um plano de apresentações em coletividades, entidades oficiais, feiras e mercados, instituições de ensino e festivais de cinema especializados, entre outras formas de promoção e disseminação.

Vencedor do prémio "Melhor Filme Etnográfico"
Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife, Brasil
Selecionado para

42.º EKOFILM – República Checa
Zero Plus – Rússia
UK Screen One – Inglaterra
24.º Euro Film Fest – República Checa
DokART – Alemanha
Voices from the Waters - Índia
The Archaeology Channel International Film Festival - EUA
CineAntrope – China
MARE Conference - University of Amsterdam – Holanda
Fimucité – Espanha
Heritage in Motion – Holanda
Festival do Filme Etnográfico do Pará – Brasil
Film Egypt Festival - Egito
festIBAL Iberoamericano - Finlândia

Mar Film Festival - Ílhavo
Heritales - Évora
Um Mar de filmes - Fortaleza de Sagres
Cinema Sciaena - Faro
Marmostra - Cantanhede
Figueira Film Art - Figueira da Foz
MUVI Lisboa - Lisboa

O documentário “Mar de Sines” foi um investimento é € 41 413,32, cofinanciado em 75% no âmbito do PROMAR - Programa Operacional Pesca 2007-2013 / Governo de Portugal - Ministério da Agricultura e do Mar / Fundo Europeu das Pescas / União Europeia. 

A ADL - Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejo foi o parceiro gestor do GAC Além Tejo.

Ver o filme

Sinopse

Sines, complexo industrial e porto atlântico. Os contornos dos grandes navios no horizonte já se tornaram uma imagem familiar. Mas por entre estes gigantes resistem homens e mulheres que representam a pesca tradicional e resiliência de uma atividade que teima em resistir à passagem do tempo. Entre tradição e inovação, a pesca continua a ser em Sines uma força viva.

Durante um ano, a equipa de "Mar de Sines" percorreu esta costa e conviveu diretamente com as suas comunidades costeiras, registando a forma como estas vivem com o mar e os seus recursos.

O mar é o ponto de atração para onde todos os protagonistas convergem. Este mar é simultaneamente o adversário a enfrentar e a figura parental que dá o sustento.

O filme parte à procura das estratégias que estas comunidades adotaram para viver de um meio inacessível e inóspito. Desde uma simples jangada de canas, passando pelos mariscadores e pelas artes mais complexas, como a rede de tresmalho e o cerco, descobrimos a importância dos gestos, das sonoridades e dos artefactos que hoje se encontram no limiar da existência, como a zinga, o chui, o ribileva, os alcatruzes de barro ou os caixotes de aparelho.

Partindo da memória coletiva, narrada na primeira pessoa, num processo de cinema com a comunidade, são retratadas três gerações que fizeram da pesca a sua vida.

Realização: Diogo Vilhena
Produção e assistência de realização: António Campos
Banda sonora original: Charlie Mancini

Logos dos parceiros e cofinanciamento