Passar para o Conteúdo Principal

Vice-presidente Fernando Ramos

Fernando Ramos

Mandato

2021-2025

Eleito pelo PS

Áreas de competência

  • No âmbito da Divisão de Administração e Finanças, as áreas da "Contabilidade", da "Gestão de tesouraria", da "Contratação pública", da "Gestão de stocks" e da "Gestão de recursos humanos"
  • A Divisão de Desenvolvimento Social, bem como a Unidade de Educação e Juventude nela integrada
  • No âmbito da Divisão de Desenvolvimento Local, a área do "Desporto", o Serviço de Gestão de Equipamentos Desportivos e o Serviço de Desenvolvimento Desportivo
  • No âmbito da Unidade de Atendimento e Gestão Documental, integrada na Divisão de Administração e Finanças, a área da "Gestão comercial e processual"
  • A Unidade de Serviços Urbanos

Exercício de funções

A tempo inteiro.

Nota: A delegação e subdelegação de competências no vice-presidente Fernando Ramos inclui a competência para outorgar em nome do município.

Atendimento

Terças-feiras, 10h00-12h00

Marcações: Balcão Único Municipal, tel. 269 630 600

Biografia

Fernando Miguel Ramos nasceu a 9 de setembro de 1972.

É licenciado em Sociologia, com especialização em Sociologia Industrial das Organizações e Trabalho, pela Universidade Autónoma de Lisboa.

É, desde 1998, quadro superior do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), no Centro de Emprego de Sines.

Participou em várias ações de representação do IEFP, foi orador em seminários, membro da equipa de reabilitação do Centro de Emprego de Sines e formador interno.

Foi diretor do Centro de Emprego de Sines entre agosto de 2005 e novembro de 2012. Durante esse período foi nomeado representante do Serviço Público de Emprego nos Conselhos Municipais de Educação e Conselhos Locais de Ação Social de Sines, Santiago do Cacém e Odemira.

Foi membro da Assembleia Municipal de Sines nos mandatos de 2001-2005, 2005-2009 e 2009-2013, tendo, neste último, sido eleito para a Mesa da Assembleia Municipal e desempenhado as funções de 1.º secretário.

Foi igualmente membro da Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral – CIMAL, no mandato de 2009-2013.

Pertenceu aos órgãos sociais de diversas coletividades, desempenhando, entre outras, as funções de secretário no Ginásio Clube de Sines e de vice-presidente do Conselho Fiscal dos Bombeiros Voluntários de Sines e Casa do Benfica em Sines.

Foi eleito e tomou posse, no dia 12 de outubro de 2013, como vereador da Câmara Municipal de Sines no mandato 2013-2017, tendo sido nomeado vice-presidente da Câmara para o mesmo período. No âmbito do cargo de vereador, por via da atribuição de pelouros nas áreas da ação social e juventude, desempenhou igualmente as funções de presidente do Conselho Local de Ação Social de Sines e presidente do Conselho Municipal da Juventude.

Foi reeleito vereador para os mandatos 2017-2021 e 2021-2025, onde voltou a ser nomeado vice-presidente da Câmara.

Desempenha igualmente as seguintes funções:

  • Presidente do Conselho Local de Ação Social de Sines;
  • Presidente do Conselho Municipal da Juventude.

Foi presidente da Concelhia de Sines do Partido Socialista no período de 2012-2018.

É membro do Secretariado e da Comissão Política Distrital de Setúbal do Partido Socialista.

Também é membro do Secretariado e da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Sines.