Porto de Pesca de Sines
Chega-se ao porto de pesca de Sines a partir de uma das várias descidas da falésia. Propomos que se utilize a Rampa das Bicas Velhas, uma descida em calçada que liga a Rua Vasco da Gama, no centro histórico, à Avenida Vasco da Gama, a marginal da praia. Caso tenha limitações à mobilidade, use o elevador dos Penedos da Índia.
Ao pisar a Avenida Vasco da Gama, entra de imediato no ambiente do porto de pesca: ouvem-se os gritos das gaivotas e as sirenes da chegada das embarcações, vê-se nas águas calmas da baía o colorido das traineiras. Sines é um importante porto da pesca artesanal portuguesa, um dos que mais captura espécies como a sardinha e o polvo.
Os pescadores que descarregam as redes, nassas e alcatruzes na lota têm os mesmos rostos sulcados pelo ar marinho que um visitante poderia encontrar neste local há muitos séculos atrás.
Um dos melhores locais para ver o movimento do porto de pesca é a via pedonal / ciclovia desenhada recentemente no pontão junto ao cais. É também daqui que se obtém uma das melhores vistas para o casario da cidade no topo da falésia.
A alguns metros do porto de pesca situa-se o edifício dos Armazéns da Ribeira Velha, cujo volume maciço é um dos mais emblemáticos da paisagem piscatória de Sines. Está a ser requalificado para a criação do centro interpretativo da memória oceânica de Sines, o Observatório do Mar.
Mais informações
Porto de Pesca no site do Porto de Sines
Porto de Pesca no site da Docapesca