I Seminário Nacional de Tutorias em Contexto Escolar: Diálogo(s) entre a Investigação e a Prática Educativa
Com o acolhimento e apoio da Câmara Municipal de Sines, é com grande honra e satisfação que o Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação (GUIA) da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, em estreita colaboração com o Agrupamento de Escolas de Sines, anuncia a realização do I Seminário Nacional de Tutorias em Contexto Escolar: Diálogo(s) entre a Investigação e a Prática Educativa.
Este evento nasceu da necessidade e da vontade de aproximar as comunidades científica e profissional, com o intuito de melhorar as intervenções em contexto escolar, nomeadamente as tutorias. Apesar de as tutorias funcionarem nas escolas há vários anos, até 2016 não existia um modelo teórico que sustentasse a sua implementação, nem formação técnica específica para o desempenho do papel de tutor. A tutoria sem orientações e metas educativas claras colide com as recomendações da literatura sobre as boas práticas neste domínio.
Em julho de 2016, o Ministério da Educação lançou a medida de promoção do sucesso escolar “Apoio Tutorial Específico”, aquando da publicação do Despacho Normativo 4-A/2016. Este Despacho Normativo prevê que cada professor-tutor acompanhe alunos do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico com, pelo menos, duas retenções ao longo da sua escolaridade. A par da publicação do referido despacho, a Direção-Geral da Educação disponibilizou formação a nível nacional para professores-tutores, posteriormente alargada a psicólogos, diretores e inspetores escolares, que foi desenvolvida e dinamizada pelo GUIA. Não obstante a relevância destas oportunidades de formação, continua a existir a necessidade de disseminar boas práticas no domínio das tutorias, intervindo com outros alunos além dos alunos abrangidos pelo despacho (atual Despacho Normativo n.º 10-B/2018); e de ajudar a colmatar as dificuldades sentidas no terreno, construindo pontes de diálogo entre investigadores e a comunidade educativa a fim de melhorar os processos de ensino-aprendizagem dos alunos.
Neste contexto, os investigadores do GUIA e o Agrupamento de Escolas de Sines, que se encontraram no âmbito de um projeto educativo, decidiram passar da identificação da necessidade e do desejo de contribuir para a melhoria da implementação das tutorias nas escolas para a organização efetiva de um seminário nacional centrado neste domínio, com especial tónica na promoção de competências de autorregulação da aprendizagem dos alunos.
É com grande expetativa e entusiasmo que as comissões organizadora e colaboradora estão a trabalhar para vos proporcionar um evento de elevada qualidade, onde a aprendizagem será pautada pelo rigor científico e pela autenticidade da experiência dos profissionais no terreno com os alunos. Nas modalidades de comunicações orais, mesa redonda de discussão e workshops, pretendemos que o nosso seminário se constitua uma simbiose entre investigadores e profissionais técnicos em contexto escolar. Neste evento incluímos também os alunos– agentes principais do processo de aprendizagem e principal foco de toda a intervenção em tutoria – oferecendo-lhes a oportunidade de participar em workshops orientados para a promoção de competências autorregulatórias da aprendizagem, a partir de atividades do seu interesse. Os encarregados de educação são convidados a acompanhar os seus educandos nos workshops.
Estamos seguros, que o I Seminário Nacional de Tutorias em Contexto Escolar: Diálogo(s) entre a Investigação e a Prática Educativa será um verdadeiro encontro de conhecimento científico, partilha de experiências e ainda de desenvolvimento de relações profissionais, num dia intensivo de trabalho.
Junte-se a nós e participe neste evento a 25 de outubro de 2019 no Centro de Artes de Sines. Acreditamos que a sua presença é essencial para melhorar a implementação das tutorias nas nossas escolas.
“É preciso toda uma aldeia para educar uma criança” (Provérbio Africano).
Contamos com a sua participação!
Pedro Rosário, Jennifer Cunha e Armanda Pereira – Comissão científica e organizadora
Bernardette Campos de Almeida – Agrupamento de Escolas de Sines
Saber mais
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PROGRAMA
Sexta-feira, 25 de outubro
Manhã
Horário
9:00
Secretariado
9:30
Sessão de abertura
- Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sines, Fernando Ramos
- Diretora do Agrupamento de Escolas de Sines, Bernardette Almeida
- Professor Doutor Pedro Rosário, Escola de Psicologia, Universidade do Minho
9:45
Apresentações formais
- João Pedro Ribeiro, Ministério da Educação
10:00-10:20
Comunicação
“Tutorias: Contextualização histórica e implementação em Portugal”
Investigadora Dr.ª Jennifer Cunha, Universidade do Minho
10:20-10:40
Comunicação
“Tutorias em contexto escolar: Impacto das abordagens remediativa e promocional”
Investigadora Dr.ª Juliana Martins, Universidade do Minho
10:40-11:00
Comunicação
“Tutoria autorregulatória com crianças e adolescentes vulneráveis: Limitações e potencialidades de um programa de intervenção”
Professora Doutora Luísa Ribeiro, Universidade Católica do Porto
11:00-11:30
Pausa para lanche oferecido pela Câmara/ Momentos culturais / Banca de Investigação
11:30-12:10
Mesa redonda de discussão
“Contributos e desafios das tutorias: Relatos da prática no terreno”
Moderador: Dr.ª Armanda Pereira, Universidade do Minho
Oradores:
Miguel Braga, Psicólogo do Agrupamento de Sines
Teresa Nelas, Tutora do Agrupamento de Escolas de Real
Luís Martins, Subdiretor do Agrupamento de Escolas de Prado
Mário Alfaia, Ex-tutor do Agrupamento de Escolas de Sines
12:10-12:30
Comunicação
“Avaliação do Apoio Tutorial Específico: Tendências e Resultados”
Sr. Inspetor Rui Castanheira, Inspeção-Geral da Educação e Ciência
12:30-13:00
Comunicação
“Tutorias: Contributos da Investigação em Autorregulação”
Professor Doutor Pedro Rosário
13:00-14:30
Pausa para almoço oferecido pela Câmara Municipal de Sines
Tarde
14:30-16:30
Workshops “Tutorias Autorregulatórias: Competências do Tutor, Organização e Monitorização da Tutoria”
Diretores, Professores tutores e Técnicos:
- Opção 1: “Competências do tutor: Enfoque no questionamento”
Investigadoras Dr.ª Armanda Pereira/Dr.ª Sílvia Lopes, Universidade do Minho
- Opção 2: “Como organizar uma sessão de tutoria?”
Investigadoras Dr.ª Juliana Martins/Dr.ª Tânia Moreira, Universidade do Minho
Só para Psicólogos:
- Opção 3: “Tutorias: Ação do Psicólogo Escolar”
Investigadora Dr.ª Jennifer Cunha, Universidade do Minho
Workshops “Aprender a aprender”
Alunos do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Encarregados de Educação:
- Opção 1: “Oficina de Origamis”
Investigadoras Dr.ª Raquel Azevedo/Dr.ª Beatriz Pereira, Universidade do Minho
- Opção 2: Promoção da leitura “Sarilhos do Amarelo”
Cristina Fernandes, Serviço Educativo do Centro de Artes de Sines e Helena Sales, Agrupamento de Escolas de Sines
16:30-17:00
Pausa para lanche
17:00-17:45
Sessão final de reflexão (aberta à plateia)
“Tutorias em contexto escolar: Lições aprendidas e pistas para o futuro”
Professor Doutor Pedro Rosário, Universidade do Minho
Porta-voz de cada grupo que participou no workshop
17:45-18:00
Encerramento do Seminário
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INSCRIÇÕES
A participação no seminário é gratuita, devido ao apoio da Câmara Municipal de Sines e financiamento através do Projeto “Aprender Fora de Portas”- Planos e Projetos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar. Contudo, a participação no seminário obriga inscrição.
Profissionais, investigadores e alunos universitários
Inscrições encerradas.
Alunos do Ensino Básico e Encarregados de Educação
Inscrições ainda disponíveis. Os Encarregados de Educação podem inscrever os seus educandos (2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico) através do preenchimento do formulário providenciado aqui. Os encarregados de educação estão convidados a acompanharem os seus educandos aos workshops.
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ORGANIZAÇÃO
Comissão Científica
Pedro Rosário, Universidade do Minho – Presidente
Jennifer Cunha e Armanda Pereira, Universidade do Minho – Coordenadoras
Pedro Rosário, PhD
Professor Associado com Agregação, Escola de Psicologia, Universidade do Minho
Coordenador do Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação (www.guia-psi.com), Escola de Psicologia, Universidade do Minho
Psicólogo Escolar e da Educação
Jennifer Cunha, PhD e Armanda Pereira, PhD
Investigadoras, Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi) e Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação, Escola de Psicologia, Universidade do Minho
Psicólogas Escolares e da Educação
André Oliveira*
Beatriz Pereira*
Juliana Martins*
Raquel Azevedo*
Sílvia Lopes*
Tânia Moreira*
*Universidade do Minho
Comissão Organizadora
Pedro Rosário, Universidade do Minho – Presidente
Jennifer Cunha e Armanda Pereira, Universidade do Minho – Coordenadoras
Bernardette Campos de Almeida, Patrícia Fialho e Telma Rocha – Agrupamento de Escolas de Sines
Daniela Vilhena e Sónia Sebastião – Serviço de Educação da Câmara Municipal de Sines
Comissão Colaboradora
Miguel Braga, Helena Sales e Vanessa Marques - Agrupamento de Escolas de Sines
Ana Dias, Pedro Sequeira, Carlos Santos - Câmara Municipal de Sines
Câmara Municipal de Sines
Secretariado
E-mail: sntce.guia.sines@gmail.com
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FAQ'S (PERGUNTAS FREQUENTES)
1. Qual o significado do logo do seminário?
Moinho de vento em papel com as hélices de diferentes cores.
“Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento”. Érico Veríssimo
O moinho deve estar sempre em movimento para converter a energia eólica noutro tipo de energia. Poderemos aplicar esta ideia à tutoria, em que se podem construir moinhos de vento e vencer barreiras. O aluno, com a ajuda do tutor e de outros agentes (psicólogos, pais…), deve reunir esforços e procurar estar em movimento em direção aos seus objetivos. Cada cor da hélice representa cada agente envolvido no processo de tutoria.
2. Quem são os destinatários do seminário?
Diretores, professores-tutores, pessoal docente, psicólogos, outros técnicos interessados na temática, investigadores e estudantes de doutoramento, mestrado e licenciatura das áreas da Educação e Psicologia, alunos do Ensino Básico e Encarregados de Educação.
3. Qual o valor da inscrição no seminário?
A participação no seminário é gratuita, devido ao apoio da Câmara Municipal de Sines e financiamento através do Projeto “Aprender Fora de Portas” – Planos e Projetos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar.
4. É necessário inscrever-me no seminário?
Sim, a inscrição é obrigatória.
5. Há algum critério para validarem a minha inscrição?
De forma a dar oportunidade a que diversos públicos se possam inscrever, o número total de vagas foi dividido por cotas (e.g., diretores, professores-tutores, professores, psicólogos, alunos e encarregados de educação).
6. Como garantir a minha participação no seminário?
Inscrição: Até 25 de setembro de 2019. Se pretende garantir a sua inscrição deve fazê-lo logo que considere que é possível estar presente no mesmo. Atingindo o número limite de vagas não serão aceites mais inscrições.
7. Em quantos workshops posso inscrever-me?
Apenas poderá participar num workshop, indicando na sua inscrição a ordem de preferência das opções que oferecemos (consultar programa).
8. A participação no seminário confere certificado?
Sim, todos os participantes inscritos – e presentes no seminário – terão direito a um certificado de participação, que será enviado via e-mail posteriormente em formato pdf.
9. O seminário é acreditado?
Não.
10. Qual é o local de realização do seminário?
Morada:
Centro de Artes de Sines
Rua Cândido dos Reis
7520-177 Sines11. Onde encontro sugestões de alojamento?
Aqui.