Passar para o Conteúdo Principal

FMM renova selo de qualidade para festivais europeus

Effe label logo 1 980 2500
05 Maio 2017

O FMM Sines - Festival Músicas do Mundo é um dos festivais europeus a merecer o selo EFFE - Europe for Festivals, Festivals for Europe no biénio 2017-2018.

A lista de festivais EFFE, uma iniciativa da European Festivals Association, foi anunciada no dia 4 de maio, em Wiesbaden, na Alemanha.

A atribuição do selo EFFE tem como expressão uma lista de "festivais notáveis" da Europa, de todas as áreas artísticas. Neste biénio, foram escolhidos 715 festivais de 39 países.

É a segunda vez que Sines recebe o selo, que também lhe tinha sido atribuído no biénio 2015-2016.

A comunidade EFFE reúne festivais europeus que "apostam na qualidade artística e que têm um impacto significativo aos níveis local, nacional e internacional".

Para o júri internacional que lhe atribuiu este selo, "o FMM Sines é uma experiência sem precedentes e sem paralelo no campo dos festivais de música."

De acordo com o júri, "os especialistas destacam a emblemática experiência de descoberta, exploração e promoção de uma herança local e global de músicas do mundo.

Na fundamentação da atribuição do selo, são também destacados o papel desempenhado pelo festival no "rebranding" de Sines, o seu programa "profundamente aberto, democrático e cosmopolita" e uma programação com "abordagem de curadoria", que "não descura uma agenda política, social e humanitária global".

O FMM Sines - Festival Músicas do Mundo 2017 realiza-se de 21 a 29 de julho, na aldeia de Porto Covo e na cidade de Sines.