Passar para o Conteúdo Principal

Teatro: 'Um Ivanov - Ensaio Sobre a Mentira', pel'A Barraca

26 Junho 2021
Adicionar a calendário 2021-06-26 00:00:00 2021-06-26 00:00:00 Europe/Lisbon Teatro: "Um Ivanov - Ensaio Sobre a Mentira", pel'A Barraca Evento
980barraca1 1 980 2500

A Litoral EmCena prossegue no dia 26 de junho, sábado, às 19h30, no auditório do Centro de Artes de Sines, com o espetáculo "Um Ivanov - Ensaio sobre a Mentira", pela companhia A Barraca.

"Um Ivanov  - Ensaio Sobre a Mentira", baseado no clássico de Anton Tchekov, tem dramaturgia e encenação de Maria do Céu Guerra, tradução de Sinde Filipe e música original de António Victorino de Almeida. Sobem ao palco os atores Adérito Lopes, João Maria Pinto, João Teixeira, Maria do Céu Guerra, Rita Soares, Ruben Garcia, Samuel Moura, Sérgio Moras, Rita Lello e Teresa Mello Sampayo.

Maria do Céu Guerra recorda o processo de criação deste espetáculo:

"A 15 de Março de 2020 encerrámos as portas do Teatro Cinearte suspendendo os espectáculos em cena, os ensaios de Ivanov e a preparação de O Elogio da Loucura.

Durante a quarentena, naquela solidão aterradora, a razão parecia levar-me a desistir da minha querida obra de Tchekhov. Rearrumei a minha biblioteca e fui pensando. Reencontrei obras sobre as pestes, reli Camus, Artaud, Jack London, Poe.

A situação tendia para substituir o que tínhamos em mãos e pensar tudo outra vez. Mas uma reflexão mais calma levou-me às razões pelas quais eu queria tanto fazer esta peça.

Afinal a pandemia só era tão assustadora porque o estado do mundo já era assustador: a pobreza, o abandono dos fracos, o aquecimento global, a saúde, o ensino, a cultura a esbracejarem de incompreensão, nos países ricos e pobres, e o mundo a calar-se ou a mentir. Milhões de pessoas a morrerem de fome e outros milhares de milhões a serem gastos por muito poucos a inventar uma rota de fuga para um novo planeta sem riscos... Mentiras. Factos alternativos. Mentiras.

Então voltei aos temas da minha peça: a revelação da mentira e da calúnia assassina como crime e a condenação do mundo que exige uma impossível coragem aos pobres, aos doentes, aos velhos, aos deprimidos. A mentira que mata e a obrigação de resistência a quem não tem onde ir buscá-la.

Reavaliei a opinião que gritava de dentro das televisões “é preciso fazer tudo a partir da nova situação da pandemia” e repensei “é preciso fazer tudo a partir da valorização do ser humano”. É isso, o mundo tem de ser revisto pelos olhos agudos de Tchekhov, é preciso verdade, tolerância, generosidade e justiça.

Uma espada desembainhada contra a mentira e a demagogia."

O espetáculo tem a duração de 2h e classificação etária de M/12.

Além de Sines, o espetáculo será apresentado no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, no dia 24 de junho, e no auditório da ESPAM, em Vila Nova de Santo André, no dia 25.

A venda de bilhetes decorre na semana do espetáculo, sendo o seu custo de 5 euros para o público em geral e 3 euros para sócios da AJAGATO, jovens até aos 18 e pessoas com mais de 65 anos.

A realização do espetáculo decorre de acordo com as orientações da Direção-Geral de Saúde em vigor.

O Litoral EmCena é um projeto intermunicipal promovido pela AJAGATO em parceria estratégica com as Câmaras Municipais de Santiago do Cacém e de Sines e cofinanciado pelo FEDER, fruto da candidatura n.º ALT20-14-2020-02 – Património Cultural.

O projeto consiste na apresentação mensal de espetáculos de teatro de companhias profissionais nas três cidades do triângulo urbano Sines-Santiago do Cacém-Santo André e nas sedes das freguesias rurais dos dois municípios.  

Foto (c) Maria Abranches

Logos do cofinanciamento