Passar para o Conteúdo Principal

Gastronomia

Gastronomia

Entre todas as razões para visitar Sines, a qualidade da sua gastronomia é uma das principais. Será difícil sair insatisfeito dos inúmeros restaurantes do concelho, muitos deles juntando ao puro prazer da comida o prazer de uma vista deslumbrante sobre o oceano.

Sabores da costa e da planície

A cozinha típica do concelho tem como base o peixe e o marisco. Pratos como a açorda de marisco e a feijoada de búzios são exemplos também da influência do interior alentejano, resultando numa combinação irresistível entre os sabores da costa e da planície.

No reino dos pratos quentes, é imprescindível provar as migas com peixe frito, o arroz de caramujos, de lapas, de mexilhão ou de marisco, a açorda de lapas e o feijão com marisco. Nos pratos frios, as saladas de choco, de búzio ou de ovas.

Doçaria

Mesmo se a principal força da gastronomia de Sines está nos frutos do mar, sob todas as formas - pratos quentes, saladas, petiscos -, há doces regionais de qualidade, como os “Vasquinhos”, pequenos bolos à base de amêndoa que tomam o nome do navegador aqui nascido, e as “Areias de Sines”, bolos secos de composição simples, mas sabor requintado.