Passar para o Conteúdo Principal

Lançamento de livro de Duarte Lynce de Faria

27 Janeiro 2019
Adicionar a calendário 2019-01-27 13:43:00 2019-01-27 13:43:00 Europe/Lisbon Lançamento de livro de Duarte Lynce de Faria Evento
980lynce 1 980 2500
Lançamento do livro “O Contrato de Volume e o Transporte Marítimo de Mercadorias - Dos granéis aos contentores, do tramping às linhas regulares”, de Duarte Lynce de Faria

Centro de Artes de Sines - Átrio | 17h30 | Entrada livre

Duarte Lynce de Faria, natural de Alcácer do Sal, é membro do Conselho de Administração dos Portos de Sines e do Algarve. Nesta sessão, apresenta a tese de doutoramento defendida na Faculdade de Direito de Lisboa sobre o tema do “contrato de volume” desde a sua origem, i.e., dos granéis aos contentores.

Na atualidade, todos têm presente o papel fulcral da contentorização na globalização. A eficiência portuária deu um novo passo em frente e a cadeia logística tornou-se mundial. Este processo veio alterar dramaticamente a geografia dos portos e tornou clara a distinção entre áreas de consumo e os pontos nodais das cadeias logísticas, permitindo a integração naquelas cadeias de portos de alguma forma afastados daquelas áreas (como é o caso de Sines).

O estudo defende a adaptação do contrato de volume ao transporte de contentores por linha regular (ultrapassando a tradicional “reserva de espaço” ou de “slots”), tornando o transporte mais fluido, revestido de uma maior segurança jurídica e visando uma melhoria na articulação entre os interesses dos transportadores e dos transitários (e demais intervenientes na cadeia logística).

O livro, publicado pelas Edições Almedina, é dedicado à memória de José António Martinez, um dos grandes impulsionadores do Terminal XXI e é uma homenagem a quantos contribuíram para o desenvolvimento do porto de Sines e, em particular, do Terminal XXI.