Passar para o Conteúdo Principal

Sines tem seis “praias de ouro” atribuídas pela Quercus

Praiagrande 1 980 2500
23 de Maio de 2016

O concelho de Sines volta a colocar seis praias na lista das “Praias com Qualidade de Ouro”, uma classificação da associação ambientalista Quercus atribuída às zonas balneares do país cujas águas balneares apresentam melhores resultados em termos de qualidade.

Em 2016, serão hasteadas bandeiras de ouro na Praia Grande Porto Covo, Praia da Ilha do Pessegueiro, Praia de Morgavel, Praia de S. Torpes, Praia Vasco da Gama e Praia da Vieirinha / Vale Figueiros.

A Quercus identifica, de acordo os critérios estabelecidos pela própria associação, as águas balneares em Portugal classificadas como tendo “Qualidade de Ouro”, com base na informação pública oficial, disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (SNIRH - http://snirh.pt/).

Para receber a classificação de praia com “Qualidade de Ouro”, a água balnear das praias tem de respeitar os seguintes critérios:

  • Qualidade da água EXCELENTE nas cinco últimas épocas balneares de 2011 a 2015;
  • TODAS as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear (2015) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares.

Esta avaliação efetuada pela Quercus é mais limitada em comparação com os múltiplos critérios para atribuição da Bandeira Azul, ao basear-se apenas na qualidade da água das praias, sendo contudo mais exigente neste aspeto em específico, para além de incluir todas as águas balneares, não envolvendo qualquer processo de candidatura.

O objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco), apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da sua água.