Passar para o Conteúdo Principal

Jovens leitores da Moita e de Almada destacam-se em Sines

Cnl2 1 980 2500
12 de Maio de 2016

Os alunos do norte do distrito de Setúbal estiveram em evidência na fase distrital da 10.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, que se realizou no Centro de Artes de Sines, no dia 11 de maio.

A prova do 3.º ciclo do ensino básico teve como vencedor o aluno Ivo Matoso, da Escola Básica D. João I (Baixa da Banheira – Moita), seguido de Marta Jacinto, da Escola Secundária de Santo André (Barreiro) e de Margarita Churaeva, da Escola Secundária de Pinhal Novo (Palmela).

Na competição do ensino secundário, os dois primeiros classificados chegaram da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo (Almada): Edna Parracha (1.º lugar) e Miguel Pereira (2.º lugar). Pedro Pina, da Escola Secundária de Alcochete ficou em 3.º lugar).

Os dois vencedores de cada nível de ensino irão agora competir na final nacional com os vencedores dos restantes distritos, regiões autónomas e escolas portuguesas no estrangeiro.

A fase distrital do concurso, apresentada pelo contador de histórias e humorista Jorge Serafim, incluiu uma prova escrita e uma prova oral, onde os participantes apresentaram as suas interpretações e argumentos sobre as obras lidas para o concurso.

Estiveram presentes 132 alunos das 34 escolas do distrito (91 alunos do 3.º ciclo do ensino básico e 41 alunos do ensino secundário).

A Câmara Municipal de Sines organizou a final distrital do concurso, associando-se dessa forma à iniciativa do Plano Nacional de Leitura, em articulação com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Rede das Bibliotecas Escolares, Camões IP e RTP.