Passar para o Conteúdo Principal

Um “cubo” na praia para reduzir plásticos e metais

980cubo 1 980 2500
24 de Julho de 2020

O município de Sines é um dos 15 municípios selecionados para receber a 3.ª edição do projeto TransforMAR.

TransforMAR é um projeto promovido pelo Lidl, com o objetivo de sensibilizar para a importância da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do plástico e do metal.

Sob o mote “transforMAR é de valor”, esta edição concretiza-se pela instalação de um cubo/box de 2,5m x 2,5m em praias ou acessos de praia, para colocação dos resíduos que normalmente têm como destino os ecopontos amarelos (plástico e metal).

Em Sines, o cubo está instalado num dos acessos à Praia Vasco da Gama, onde se irá manter de julho até ao final da época balnear.

Como fator de diferenciação, esta edição valorizará os resíduos depositados, sendo o respetivo montante apurado (peso/valor) entregue a uma IPSS a indicar pelo município.

Além da Câmara Municipal de Sines, os parceiros institucionais do projeto são a APA - Agência Portuguesa do Ambiente, o Ministério do Ambiente e Transição Energética, a ABAE - Associação Bandeira Azul Europa, a Eletrão - Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos Elétricos e Eletrónicos, a Quercus, a Associação Zero e a Brigada do Mar.