Passar para o Conteúdo Principal

OUTside(CAS) // 29 de junho a 5 de julho // Cecília Costa

Outsidecas 1a semana 980x512 1 980 2500
29 de Junho de 2020

O Centro de Artes de Sines, através do Serviço Educativo e Cultural, promove o OUTside(CAS), projeto de mediação da exposição “Público/Privado - Doce Calma ou Violência Doméstica?”, patente até 18 de outubro de 2020.

1.ª Semana: 29 de junho a 5 de julho

ARTISTA DA SEMANA: CECÍLIA COSTA - A ARTISTA MATEMÁTICA

Cecília Costa, artista plástica, nascida em 1971, Caldas da Rainha, começou por estudar matemática na Universidade de Aveiro, tendo depois seguido para a licenciatura em Artes Plásticas na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha.

Recorrendo a diversos suportes, tais como o desenho, a escultura, a fotografia ou o vídeo o seu trabalho já representou o nosso país na Bienal de Sydney em 2004, entre inúmeras outras exposições de vulto em Portugal e no estrangeiro. 

Apresenta uma propensão pelo universo científico, mais próximo das matemáticas e assim de uma outra interpretação do mundo. Grande parte das suas obras assentam numa investigação que concentra noções matemáticas e de simetria, revelando uma profícua relação entre arte e ciência e o seu contributo para o auto conhecimento do indivíduo e para o avanço da Humanidade.  

OBRA DA SEMANA
Ourobouros

Oruborus, 2009
Carvão sobre papel

O Ouroboros ou Oruborus, habitualmente representado pelo círculo, remete para o perpétuo retorno, a espiral da evolução, a dança sagrada de morte e reconstrução.

Uma imagem que invoca, igualmente, o objeto “corda”, talvez associando-a assim às amarras que nos bloqueiam interna e externamente. Não podemos deixar de mencionar que esta obra encontra-se exposta na Ala 3 do espaço expositivo, cujos temas principais são: a clausura, fechamento, bloqueamento, identidade, sujeito, autoanálise, libertação, renascimento, rejuvenescimento e “limpeza”. Encontra-se em franco diálogo não só com arquitetura do CAS, mas também com a instalação sonora de Luísa Cunha.

DESAFIO DA SEMANA

Desafio referente à experimentação do material: Carvão.

Experimentação livre do carvão (de espessuras diferentes) sobre vários materiais.

Contraposição entre carvão e lápis de carvão grafite comum.

Realização de diferente forma de ocupação da folha (noções de interior e exterior / ocupado e livre/ preenchido e vazio). O preenchimento ou ocupação poderá ser feita com recurso a palavras (conceitos) ou a outro material ao seu critério.

  • Obra 1
  • Obra 1
Proposta adicional direcionada aos mais novos

Sabemos há muito que a união de vários pontos formam linhas. Certo? Para construíres o teu desenho precisas de fazer várias linhas. Ora abertas ou fechadas, ora retas ou curvas, necessitas de todas elas para desenhar uma casa ou até um avião, certo?

já pensaste como seria interessante desenhar com linha? Sim, pega num novelo de lã ou de linha e realiza os teus desenhos.

Deixamos-te aqui as imagens das obras da artista plástica Cecília Costa presentes no CAS, que esperamos que visites em breve, e algumas sugestões efetuadas por nós. Acima de tudo, já sabes, experimenta e diverte-te muito!

  • Obra 2
  • Obra 2
PARTILHE OS SEUS TRABALHOS

Registe e partilhe os seus trabalhos connosco, através do seguinte endereço eletrónico: servicoeducativoCAS@mun-sines.pt.