Passar para o Conteúdo Principal

Concurso “filMAR para Sensibilizar” já tem premiados

980filmar 1 980 2500
23 de Junho de 2020

Nuno Faria é o vencedor da 2.ª edição do concurso de vídeo “filMAR para Sensibilizar”, promovido pela Câmara Municipal de Sines no âmbito das atividades do Programa Bandeira Azul da Europa 2020.

Nuno, 14 anos, frequenta a Escola Secundária Poeta Al Berto e venceu o concurso com o filme “Um Mar de Lixo”.

Em 2.º lugar, ficou classificado o filme “Ondas de Poluição”, de Marta Guerreiro, também com 14 anos, aluna da Escola EB 2,3 Vasco da Gama.

Nuno Faria recebe um prémio no valor de 400 euros e Marta Guerreiro recebe um prémio no valor de 250 euros, ambos oferecidos pelo patrocinador, a empresa Águas de Santo André.

O objetivo desta edição do concurso foi dar aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico das escolas do concelho uma oportunidade para usarem os seus talentos criativos e serem uma voz pela proteção dos oceanos, contribuindo para sensibilizar para o problema do lixo marinho.

O júri do concurso foi composto por Paula Ledo (vereadora do  Ambiente da Câmara Municipal de Sines), Diogo Vilhena (realizador), Sandra Miguel (representante das Águas de Santo André), João Castro (Universidade de Évora / ECT-MARE-CIEMAR) e Carla Lourenço (Straw Patrol).

Os trabalhos foram avaliados com base nos seguintes critérios: utilização de linguagem correta e clara, informação científica, adequação ao tema, qualidade de pesquisa que reflete, relevância e potencial de impacto da mensagem e originalidade.

O concurso “filMAR para sensibilizar” teve o apoio da seguintes entidades: Associação Bandeira Azul, Universidade de Évora / Escola de Ciências e Tecnologia, MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, CIEMAR - Laboratório de Ciências do Mar da Universidade de Évora e Straw Patrol.