Passar para o Conteúdo Principal

Criada linha de financiamento para empresas de turismo

Turismo de portugal 16x9 1 980 2500
04 de Junho de 2020

Devido ao impacto económico do surto de doença por coronavírus (Covid-19) no setor do turismo, o Turismo de Portugal criou uma nova linha de financiamento dirigida às microempresas turísticas que demonstrem reduzida capacidade de reação à forte redução da procura que se tem registado.

A linha é um novo mecanismo financeiro que atua em complementaridade com outras medidas de apoio às empresas recentemente aprovadas pelo Governo, que pretende responder às necessidades imediatas e urgentes de financiamento das microempresas, salvaguardando a sua atividade plena e o seu capital humano.

As microempresas deverão estar licenciadas e registadas no Registo Nacional de Turismo, se exigível. Não se podem encontrar numa situação de empresa em dificuldade e não podem ter sido objeto de sanções administrativas ou judiciais nos últimos 2 anos.

A dotação da linha ascende a 60 milhões de euros e o apoio financeiro corresponde ao valor de 750 euros mensais por cada posto de trabalho existente na empresa a 29 de fevereiro de 2020, multiplicando pelo período de três meses, até ao montante máximo de 20 mil euros.

O financiamento é reembolsável e sem juros remuneratórios associados e é reembolsado no prazo de três anos com um período de carência de 12 meses. As prestações de igual valor têm uma periodicidade trimestral.

As candidaturas são apresentadas através de formulário disponível no SGPI | Formalização de candidaturas. Consulte o Guião de apoio ao preenchimento do formulário no SGPI.

Para mais informações sobre este e outros incentivos, encontra-se disponível a Linha de Apoio a Empresas do Alentejo Litoral.