Passar para o Conteúdo Principal

Empresas de turismo já podem obter selo “Clean & Safe"

980cleansafe 1 980 2500
01 de Junho de 2020

As empresas do setor do Turismo que cumpram as recomendações da Direção-Geral da Saúde para evitar a contaminação dos espaços com o novo coronavírus poderão agora receber o selo “Clean & Safe”, disponibilizado pelo Turismo de Portugal.

Para obter o selo, as empresas deverão cumprir um conjunto de disposições presentes na “Declaração de Compromisso” que diferem por tipologia de estabelecimento e atividade turística (Empreendimentos turísticos, Animação Turística com instalações físicas, Animação Turística sem instalações físicas, Agências de Viagens e Turismo com instalações físicas e Agências de Viagens e Turismo sem instalações físicas).

Gratuito e opcional, este reconhecimento exige a implementação de um protocolo interno nas empresas que, de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde, assegura a higienização necessária para evitar riscos de contágio e garante os procedimentos seguros para o funcionamento das atividades turísticas.

Depois de submetida a Declaração de Compromisso por parte das empresas, estas podem utilizar o selo “Clean & Safe”, quer fisicamente nas suas instalações, quer na sua presença nas plataformas digitais.

Em coordenação com as entidades competentes, o Turismo de Portugal irá realizar auditorias aleatórias aos estabelecimentos aderentes.

O selo já pode ser obtido autonomamente online nas plataformas digitais do Turismo de Portugal (Registo Nacional dos Empreendimentos Turísticos (RNET), Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística (RNAAT) e Registo Nacional dos Agentes de Viagens e Turismo (RNAVT) ou, se necessário, poderá ser pedida mediação ao Balcão Único do Município de Sines.

Em breve empresas de outras áreas de atividade irão poder aceder a este selo através do Balcão do Empreendedor (ePortugal.gov.pt).