Passar para o Conteúdo Principal

Arte Contemporânea em CAS(A) - 6.ª semana

Casa6 980x512px 1 980 2500
18 de Maio de 2020

Num momento em que os equipamentos culturais estão fechados e somos obrigados a ficar em casa, é importante manter a ligação ao mundo das artes. Com este objetivo, o Centro de Artes de Sines promove a iniciativa “Arte Contemporânea em CAS(A)”, onde, tendo como referência uma obra de um/a artista contemporâneo/a, se desafia o público a criar a sua própria obra de arte a partir de um objeto do quotidiano de casa.

Na 6.ª semana do projeto, sob influência do elemento água, inspiramo-nos numa obra do artista José M. Rodrigues.

1 Semana  

18 a 24 de maio 

1 Artista 

José M. Rodrigues

1 Obra 

 jmrodrigues

José Manuel Rodrigues, Fotografia
Exposição “Elementos”: terra, água, fogo e ar
Galeria Pente10, Lisboa, Maio 2008

1 Curiosidade  

José M. Rodrigues, natural de Évora, é um dos grandes fotógrafos portugueses, Prémio Pessoa 1999. Já expôs por diversas vezes o seu trabalho no Centro de Artes de Sines, ao longo destes 15 anos. Na sua obra, encontram-se influências da Photoart e de movimentos de arte conceptual, cinema experimental e artes performativas, bem como citações de diferentes eras da história da fotografia. Nos anos 80, rompe com as duas dimensões e começa a jogar com as ambiguidades na representação. É uma fase em que utiliza intensivamente outras linguagens (objetos tridimensionais, vídeo, performance), não com o objetivo de diluir as fronteiras entre a fotografia e outras disciplinas, mas como um trabalho de fusão de linguagens em nome da fotografia. Quando, em 1993, regressa a Portugal, depois de mais de 20 anos a viver na Holanda, e em especial ao Alentejo, um território fotograficamente quase “virgem”, que merece ser tratado pela fotografia “pura e sólida”, começa a distanciar-se do experimentalismo. Nesta linha, em 2008 apresenta esta coleção intitulada “Elementos”: terra, água, fogo e ar - quatro, o número mágico da ciência, em Lisboa, na Galeria Pente 10.

1 Proposta   

A nossa proposta remete-vos para a representação de um destes elementos, neste caso, a água. Uma fotografia realizada, em casa, cujo papel de destaque será atribuído a este elemento.

A este desafio da semana, associa-se também uma questão. Um convite à reflexão conjunta. Vamos refletir sobre os elementos essenciais para a realização de uma fotografia / um registo fotográfico de qualidade.

Para fazer uma fotografia necessito de? Apresente-nos pelo menos 3 elementos.

Reflita sobre esta questão, efetue o seu registo e partilhe connosco, através do seguinte endereço eletrónico: servicoeducativoCAS@mun-sines.pt.

1 Objeto do quotidiano de CASA  

Um recipiente com água.