Passar para o Conteúdo Principal

Arte Contemporânea em CAS(A) - 2.ª semana

Arte contemporanea casa 2 1 980 2500
20 de Abril de 2020

Num momento em que os equipamentos culturais estão fechados e somos obrigados a ficar em casa, é importante manter a ligação ao mundo das artes. Com este objetivo, o Centro de Artes de Sines promove a iniciativa “Arte Contemporânea em CAS(A)”, onde, tendo como referência uma obra de um/a artista contemporâneo/a, se desafia o público a criar a sua própria obra de arte a partir de um objeto do quotidiano de casa.

A 2.ª semana do projeto decorre entre 20 e 26 de abril, com uma obra do artista Rui Chafes.

 

1 Semana  

20 a 26 de abril 

1 Artista 

Rui Chafes

1 Obra 

 Obra de Rui Chafes

I am your yesterday (and you are my tomorrow)

2010, Aço
420x270x354cm
Hjerting Strandpark, Esbjerg, Dinamarca

1 Curiosidade  

Rui Chafes, escultor, lisboeta de 54 anos.

Para o artista a arte é a “fricção entre a nossa alma e o mundo exterior”. A arte dele – um diálogo com a memória, o passado e os mortos – nasce numa espécie de serralharia.

Existem vários diálogos na sua obra, nomeadamente o peso e a leveza. Entre o peso do ferro e a leveza que a obra transmite.

“O facto de ser em ferro é uma escolha, uma decisão e provavelmente um destino. Aquela técnica é a que mais me serve, a que mais me interessa e a que mais me apaixona. Tudo o resto é uma fábula. As imagens são fábulas. Eu não vejo as esculturas como objetos. São sempre sombras. O que eu faço são sombras, não são objetos.”

Rui Chafes, Prémio Pessoa 2015, em entrevista à Renascença, 10 de março de 2016

1 Proposta   

Criação de um diálogo entre o título da obra, o material da sua constituição e o objeto proposto. As produções podem ser realizadas nos mais variados registos, suportes, técnicas e materiais (desde pintura, desenho, fotografia, vídeo ou escrita…). 

1 Objeto do quotidiano de CASA  

Almofada.

Contacto para envio de trabalhos

Se quiser partilhar o seu trabalho, envie foto para o email servicoeducativoCAS@mun-sines.pt