Passar para o Conteúdo Principal

Arte Contemporânea em CAS(A) - 1.ª semana

Arte contemporanea casa 1 980 2500
13 de Abril de 2020

Num momento em que os equipamentos culturais estão fechados e somos obrigados a ficar em casa, é importante manter a ligação ao mundo das artes. Com este objetivo, o Centro de Artes de Sines promove a iniciativa “Arte Contemporânea em CAS(A)”, onde, tendo como referência uma obra de um/a artista contemporâneo/a, se desafia o público a criar a sua própria obra de arte a partir de um objeto do quotidiano de casa. 

A 1.ª semana do projeto decorre entre 13 e 19 de abril, com uma obra da artista Lourdes Castro.

1 Semana  

13 a 19 de abril 

1 Artista 

Lourdes Castro 

1 Obra 
 
Obra de Lourdes Castro 

Lourdes Castro (1930) Caixa alumínio (lagostins), Paris, 1962 Técnica mista / Mixed media 34 x 24 x 26,5 cm Inventário / Inventory 348001 © DMF, Lisboa. Cortesia de Culturgest. 

1 Curiosidade  

Lourdes Castro. Artista plástica portuguesa residiu durante 25 anos em Paris e aí explorou processos e recursos criativos do movimento conhecido em França como Nouveau Réalisme, que a levou ao abandono definitivo da pintura tradicional e ao interesse pela objetualidade. A obra selecionada é um exemplo claro da apropriação e acumulação de objetos utilitários do quotidiano da vida moderna, que são depois arrumados ou emoldurados numa caixa de madeira e transformados através de um elemento uniformizador, neste caso a cor utilizada na pintura. Trata-se assim, de uma “natureza morta” realista, na qual utensílios obsoletos descontextualizados são assaltados por um novo e diferente significado nunca conjecturado.   

1 Proposta   

Tenha em mente que se trata de uma produção contextualizada, como se de uma tela ou uma escultura se tratasse. Conta-se, de igual forma, uma narrativa/história, mas com relevo, volume, organização espacial. Pretende-se uma obra que seja um apelo aos sentidos e ao Sentir. Crie e partilhe connosco. 

1 Objeto do quotidiano de CASA  

Chávena. 

Contacto para envio de trabalhos

Se quiser partilhar o seu trabalho, envie foto para o email servicoeducativoCAS@mun-sines.pt