Passar para o Conteúdo Principal

Conheça o Programa de Educação Ambiental 2019/2020

Pea 980px 1 980 2500
09 de Março de 2020

O Programa de Educação Ambiental, projeto de sensibilização que visa despertar as consciências dos mais jovens para a importância da preservação do meio ambiente e poupança dos recursos, conta, no ano letivo de 2019/2020, com novos temas e atividades.

Neste ano letivo, o PEA não é apenas dirigido a alunos do ensino público do concelho, do ensino pré-escolar, secundário e profissional, mas também à população em geral, com atividades dedicadas a todas as faixas etárias.

Sistematizado num conjunto de iniciativas dentro e fora das escolas, o programa conta este ano com três temas principais: “Resíduos – “Conhecer e Sensibilizar”; “Ambiente Natural “Conhecer e Cuidar – Terra”; “Ambiente Natural “Conhecer e Cuidar” – Mar”.

O primeiro tema, “Resíduos – Conhecer e Sensibilizar”, visa sensibilizar para a problemática dos resíduos e a importância da separação, redução, reutilização, reciclagem, entre outros, realizando ações de sensibilização, visitas a centros de reencaminhamento de resíduos, atividades práticas e workshops destinados tanto ao público escolar como ao público sénior.

Quanto ao segundo tema, “Ambiente Natural “Conhecer e Cuidar” – Terra”, este pretende promover estilos de vida saudáveis, com foco na alimentação biológica, produção sustentável de alimentos e combate ao desperdício, sensibilizar para os cuidados a ter com os animais e promover e desenvolver a conservação da natureza e biodiversidade.

Para o efeito, serão realizadas atividades como plantações de hortas verticais, plantações de árvores, ações de sensibilização, visitas ao campo, entre muitas outras, dedicadas, dependendo da atividade, tanto a crianças do pré-escolar, como a toda a comunidade educativa e população em geral.

Por fim, o terceiro tema “Ambiente Natural “Conhecer e Cuidar” – Mar” tem em vista o combate à poluição do mar e dos ecossistemas marinhos, que enfrentam atualmente diversas ameaças. Assim, serão dinamizadas visitas ao Oceanário de Lisboa, às praias e às lotas, limpezas de praia, concursos no âmbito do tema, entre outras atividades, destinadas também, de acordo com cada uma delas, tanto à comunidade educativa como à população em geral.

Para além das várias atividades abrangidas pelos temas principais, decorrerão dois concursos no âmbito do Programa de Educação Ambiental: “Filmar para Sensibilizar: Concurso de Vídeo sobre Lixo Marinho” e um concurso de ideias “Ciência e Tecnologia ao Serviço do Ambiente”.

O Programa de Educação Ambiental 2019/2020 pretende, assim, dotar toda a comunidade em geral de um conjunto de conhecimentos e ferramentas que permita intervir diretamente na construção de uma sociedade e de um ambiente mais sustentáveis e perpetuar esses comportamentos nas gerações futuras.

Consulte o programa completo aqui.