Passar para o Conteúdo Principal

Mudança das frequências da TDT começou em Sines

980tdt2 1 980 2500
10 de Fevereiro de 2020

O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebeu, no dia 7 de fevereiro, a sessão que assinalou a ressintonia do emissor de Sines da TDT - Televisão Digital Terrestre e o arranque do processo de alteração da rede TDT a nível nacional.

Desde o dia 7 de fevereiro, para continuar a ver a TDT os munícipes de Sines tiveram (ou, se não o fizeram, terão ainda) de ressintonizar os seus aparelhos na nova frequência.

Os utilizadores de Sines que continuem com a imagem da sua televisão a preto devem solicitar o apoio da ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações pelo número gratuito do serviço de atendimento da TDT, 800 102 002, disponível todos os dias, das 9h00 às 22h00.

Esta alteração, decorrente de uma diretiva da União Europeia, deve-se ao facto de a “faixa dos 700 MHz” ter de ser libertada para a prestação de serviços de comunicações eletrónicas terrestres sem fios de banda larga (5G).

A sessão em Sines contou com a presença do presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), João Cadete de Matos, que insistiu no facto que a alteração das frequências da TDT não obrigarem à subscrição de qualquer serviço de televisão paga nem à aquisição de novos equipamentos.

O presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, referiu a disponibilidade do município para colaborar neste processo de transição através dos seus meios de divulgação e das restantes modalidades de colaboração previstas no protocolo firmado com a ANACOM para este fim.

O processo de alteração da rede TDT abrange 15% da população portuguesa, ou seja, todos cidadãos que assistem ao serviço de televisão 100% gratuito.