Passar para o Conteúdo Principal

Região: Jornalistas distinguem acontecimentos em Sines

980distin2 1 980 2500
02 de Janeiro de 2020

Os órgãos de comunicação social do litoral alentejano escolheram o anúncio do investimento de 1,2 mil milhões de euros no porto de Sines, incluindo a ampliação do Terminal XXI e a construção do novo Terminal Vasco da Gama, como o Acontecimento do Ano 2019.  

Sines também esteve em destaque na categoria Inovação, com a vitória do projeto de instalação de um cabo submarino transatlântico, denominado EllaLink, que em 2020 vai ligar Fortaleza (Brasil) a Sines (Europa), num investimento de cerca de 170 milhões de euros.

O projeto vencedor na categoria Cultura foi o Festival Terras Sem Sombra, promovido pela Associação Pedra Angular, que reúne música, património e biodiversidade e de que o município de Sines é parceiro.

Na categoria Desporto, a escolha recaiu noutro evento apoiado pela Câmara Municipal de Sines: o raide BTT Alvalade – Porto Covo, prova organizada pelo BTT Alvaladense, que conseguiu juntar este ano um total de 3 mil participantes nos concelhos de Santiago do Cacém e Sines.

Sines esteve também representado na lista de nomeados da categoria de Desporto, com o kickboxer Marco Tyson, e na categoria de Cultura, com as edições de 2019 do FMM Sines - Festival Músicas do Mundo e da M.A.R. - Mostra de Artes de Rua e com o projeto "Dizeres", promovido pela Câmara Municipal de Sines através do Arquivo Municipal.

As distinções, criadas em 2017 pelos órgãos de comunicação social do Alentejo Litoral, elegeram ainda o presidente da Caixa Agrícola da Costa Azul, Jorge Nunes, como Personalidade do Ano, e consideraram a Fundação Caixa da Costa Azul e "São Luís Freguesia Solar" como os melhores projetos de 2019, respetivamente, nas categorias Solidariedade e Ambiente.

A lista de temas e nomes colocados a votação resultou da escolha dos órgãos de comunicação social do litoral alentejano, nomeadamente a Rádio M24, a Rádio Sines e Rádio Cidade Nova, os jornais O Leme e Jornal Sudoeste e jornalistas e fotojornalistas freelancers que trabalham na região.