Passar para o Conteúdo Principal

Documentário "Sines e o Mar" apresentado em Lisboa

980carav2 1 980 2500
06 de Dezembro de 2019

A Câmara Municipal de Sines, a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve e a CPSI - Comunidade Portuária de Sines apresentam o documentário “Sines e o Mar”, do realizador Francisco Manso, no dia 18 de dezembro, às 18h30, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Quando passam 522 anos da partida da 1.ª Armada de Vasco da Gama à descoberta do caminho marítimo para a Índia, as três entidades uniram-se para avançar com um documentário que estabelece a ligação entre esta viagem e a cidade-berço do navegador.

A 1.ª viagem de Vasco da Gama à Índia deu a Portugal o controle do comércio das especiarias e riquezas do Oriente e afirmou a supremacia da Rota do Cabo sobre as arriscadas viagens por terra de caravanas de mercadores desde a longínqua Ásia até ao Mediterrâneo.

Além da viagem e da figura de Vasco da Gama, o filme retrata Sines na atualidade, a dimensão e a importância económica do seu porto e a sua ligação ao mundo global.

O realizador Francisco Manso conta com uma longa carreira, iniciada na década de 80. Realizou longas-metragens, em que se destacam “O Testamento do Senhor Napumoceno” (1997) e “O Cônsul de Bordéus” (2001), séries de televisão, como “O Nosso Cônsul em Havana”, sobre Eça de Queiroz, e é uma figura incontornável do cinema documental português.

"Sines e o Mar" é uma operação cofinanciada pelo programa operacional MAR 2020 / Portugal 2020, através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas.

Logos do cofinanciamento