Passar para o Conteúdo Principal

Grupo de jovens de Sines lança gazeta «devaneio»

980devaneio 1 980 2500
28 de Novembro de 2019

Um grupo de jovens universitários naturais de Sines apresentou a 22 de novembro, no auditório do Centro de Artes de Sines, a nova gazeta "devaneio", uma revista em formato papel e com periodicidade trimestral.

A revista foi criada por quatro amigos - Gonçalo Naves, Gil Gonçalves, João Soares e Miguel Silva -, movidos por três objetivos principais: incentivar a fruição / criação artística, fomentar a participação social e fomentar a participação política informada.

Para Gil Gonçalves, a revista responde à intenção de abrir um espaço para "combater o desinteresse" e estimular os jovens a terem "um papel mais ativo" na comunidade siniense.

Nas palavras de João Soares, é um projeto "com uma linha independente", que ambiciona "passar das conversas de café para algo que possa ter impacto em Sines".

Para Gonçalo Naves, o essencial é envolver os jovens e encorajá-los a fazer ouvir a sua voz: "Queremos que os jovens que acham que têm alguma coisa para dizer venham ter connosco".

Essa participação alargada aconteceu já nesta edição. Além dos textos dos fundadores foram publicados trabalhos de outros jovens, colaboradores que deram o seu contributo nas várias áreas que compõem a revista: entrevista, crítica de arte, comentário, fotografia, design, cartoon. Também eles subiram ao palco no dia da apresentação.

A revista encontra-se disponível nos estabelecimentos comerciais que apoiaram a edição deste número, entre outros locais.

A "devaneio" trabalha já no seu segundo número e, até 31 de dezembro, acolhe propostas de textos ou ilustrações de jovens de Sines com idade igual ou inferior a 25 anos.

Para saber mais, consultar a página http://fb.com/gazetadevaneio.