Passar para o Conteúdo Principal

Sines é o município "mais azul" do Alentejo

980azul 1 980 2500
15 de Novembro de 2019

Sines foi distinguido com o galardão Município Mais Azul do Alentejo, ou seja, foi o município da região que obteve melhor pontuação nas atividades de educação ambiental associadas ao programa Bandeira Azul na época balnear de 2019.

O galardão, anunciado a 14 de novembro, em Vila Nova de Gaia, foi atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa e vem reconhecer o investimento da Câmara Municipal de Sines em educação ambiental.

As atividades de educação ambiental são um "critério imperativo" para a atribuição das bandeiras azuis, sendo a qualidade dos programas avaliado pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Em 2019, o programa de educação ambiental da Bandeira Azul em Sines incluiu atividades prático-experimentais nas praias onde a bandeira esteve hasteada, desenvolvidas pelo Centro de Ciência Viva do Lousal, com o qual a Câmara Municipal de Sines mantém uma parceria desde 2017.

Fora das praias, realizaram-se várias atividades concebidas pela Câmara Municipal de Sines, entre as quais uma visita à Lagoa da Sancha, guiada pela investigadora M. Alexandra Abreu Lima, onde foram explorados os matos e as camarinhas da costa.

Houve ainda uma ação de sensibilização para promover a segurança e o bom ambiente junto ao mar, uma exposição da Associação Bandeira Azul da Europa sobre os principais resíduos encontrados nas praias e uma atividade intergeracional nos espaços seniores sobre “desplastificação” do nosso quotidiano.

Finalmente, realizou-se uma ação de limpeza da praia da Costa do Norte (Canto Mosqueiro), com monitorização do lixo marinho recolhido.