Passar para o Conteúdo Principal

Projeto sobre "dizeres" de Sines apresenta resultados

24nov  miniatura facebook 1200x1700px 1 980 2500
13 de Novembro de 2019

A Câmara Municipal de Sines, através do Arquivo Municipal, apresenta no dia 24 de novembro, às 10h30, nos Paços do Concelho, os resultados do projeto "Dizeres", sobre os falares próprios das comunidades de Sines.

A apresentação consiste na visita guiada à exposição sobre o projeto - que depois do dia da inauguração passará para o Centro de Artes de Sines - e no lançamento de um glossário digital.

A fase de recolha de vocábulos decorreu ao longo de 2019, em documentos de arquivo, bibliografia local, entrevistas realizadas no âmbito de projetos municipais anteriores ("Mar de Sines", "Mosaico das Memórias", "Comissões de Moradores do Concelho de Sines"), sessões com a comunidade e um formulário em linha.

Reuniram-se 625 unidades vocabulares, a partir das quais foram selecionados 239 vocábulos considerados significativos para as comunidades de Sines.

Além dos "dizeres" incluídos da exposição, o glossário digital irá conter também as expressões que não foram incluídas, mas que foram enumeradas para futuras investigações.

Com a parceria da Biblioteca Municipal e o apoio científico da Universidade de Évora, o projeto "Dizeres" foi cofinanciado pela 3.ª edição do programa Tradições da EDP.