Passar para o Conteúdo Principal

Conferência no CAS discutiu problema da dislexia

980dislex 1 980 2500
30 de Setembro de 2019

O Agrupamento de Escolas de Sines organizou, no dia 10 de setembro, no auditório do Centro de Artes de Sines, a Conferência Nacional "A dislexia na transição do 1.º para o 2.º ciclo", no âmbito do projeto europeu Erasmus + DysTRANS – Supporting the dyslexic individual in transition from primary to lower secondary school (Apoiando o indivíduo disléxico em transição da escola do 1.º para o 2.º ciclo).

A iniciativa contou com 133 participantes, essencialmente professores, mas também com a presença de técnicos, encarregados de educação, assistentes operacionais e estudantes / formandos, não só do Concelho de Sines, mas também de outros pontos do país, nomeadamente Algarve, Alentejo e Centro.

Durante o dia, os participantes tiveram oportunidade de conhecer o projeto desenvolvido durante dois anos, os seus objetivos, metodologia, produtos intelectuais (para professores e pais) e resultados. Tânia Nunes, psicóloga escolar e educacional, fez um enquadramento teórico sobre o conceito de dislexia e suas implicações nas aprendizagens e na vida dos indivíduos com dislexia, de forma a sensibilizar os presentes acerca do impacto desta dificuldade de aprendizagem específica, não só na vida escolar de crianças e jovens, mas também no contexto familiar.

Foram desenvolvidas ainda duas mesas-redondas, sendo que na primeira foi apresentada a avaliação e intervenção realizada neste agrupamento, bem como analisado o impacto do projeto nas dinâmicas. Na segunda mesa-redonda, foram abordadas as visitas de estudo realizadas à Bulgária, Itália, Polónia e Roménia, bem como a organização da visita a Portugal, onde as professoras participantes difundiram o conteúdo das mesmas e o impacto sentido nas suas práticas.

A Câmara Municipal de Sines apoiou a iniciativa.