Passar para o Conteúdo Principal

Fábia Rebordão e D.A.M.A. no Castelo em agosto

980concverao2 1 980 2500
31 de Julho de 2019

Depois do FMM Sines - Festival Músicas do Mundo 2019, a música volta a ouvir-se entre as muralhas do Castelo de Sines com dois concertos de verão: Fábia Rebordão, no dia 15 de agosto, e D.A.M.A., no dia 16 de agosto, ambos às 22h00 e com entrada livre.

Fábia Rebordão é uma das vozes de referência do fado novo. Nasceu em Lisboa a 28 de março de 1985. Aos 15 anos, apaixona-se pelo fado, pela voz de Amália Rodrigues, de quem ainda é prima, e começa a cantar profissionalmente nas casas típicas de alfama, nomeadamente 'Taverna do Embuçado' e 'Clube de Fado', entre outras. Embora o fado seja a grande matriz da sua paixão pela música, as suas influências musicais são diversas e vão da soul à bossa nova, à morna, ao blues ou ao jazz. Em 2011, lança o seu disco de estreia, 'Fado a Oitava Cor'. Em 2012 é distinguida pela fundação Amália com o prémio Revelação Amália Rodrigues e o jornal Expresso considera-a uma das 50 personalidades revelação do ano. 2016 marca o regresso de Fábia Rebordão aos discos, com 'Eu', um disco que tem a alma de fado, mas que congrega as diferentes referências musicais da artista.

A popularidade dos D.A.M.A. é confirmada pelo grande número de fãs, bem como pela quantidade de espetáculos realizados - mais de 500 concertos em apenas quatro anos - e pelo número de discos vendidos. O álbum de estreia, 'Uma Questão de Princípio', atingiu o estatuto de disco de dupla platina, por vendas superiores a 30 000 unidades. Os números alcançados pelos seus vídeos no canal Youtube são também impressionantes: 75 milhões de visualizações. O segundo CD de originais, 'Dá-me um Segundo', foi lançado em 2015 e também foi certificado como disco de platina. O terceiro álbum da banda, 'Lado a Lado', editado em 2017, inclui vários temas já conhecidos dos fãs, como é o caso de 'Era eu'. É por tudo isto que os D.A.M.A. constituem um verdadeiro caso de sucesso.   

Ambos os concertos são organizados pela Câmara Municipal de Sines.