Passar para o Conteúdo Principal

Livro de Julieta Santos no Plano Nacional de Leitura

Capa lenda menino gralha 1 980 2500
03 de Julho de 2019

O livro A Lenda do Menino da Gralha, inspirado numa lenda de Sines, da autoria de Julieta Aurora Santos, lançado em 2017 pela editora Simon’s Books, que deu origem ao espetáculo homónimo do Teatro do Mar estreado em 2008, foi incluído no Plano Nacional de Leitura e será, a partir de agora, de leitura obrigatória para os alunos entre os 6 e os 12 anos.

Neste projeto, a autora pretendeu resgatar elementos da identidade cultural da região de Sines, dando-lhe, enquanto obra literária, contornos universais, contando a história de um menino que vivia no meio do mar e que queria ter asas.

A obra é inspirada numa lenda da freguesia de Porto Covo, nomeadamente da Ilha do Pessegueiro, que é recuperada do património imaterial e existe resumida a um pequeno parágrafo, contudo, na obra, os factos históricos foram reinventados de uma forma fictícia e poética. 

Num país onde se escreve pouco teatro - e ainda menos aquele que é vocacionado para a infância - a estrutura deste texto dramatúrgico permite, no entanto, que o mesmo seja lido como um conto.

O livro A Lenda do Menino da Gralha pode ser adquirido nas livrarias ou na sede da Companhia Teatro do Mar, em Sines.