Passar para o Conteúdo Principal

Arquivo dá dicas para preservar documentos na era digital

Atividade arquivo municipal 1 980 2500
14 de Junho de 2019

O Dia Internacional dos Arquivos, 9 de junho, comemorou-se em Sines no dia 7 de junho, com uma oficina aberta à população, intitulada "Dicas do Arquivo para documentos eletrónicos", e uma visita guiada ao Arquivo Municipal de Sines.

Na oficina, a responsável pelo Arquivo Municipal de Sines, Sandra Patrício, fez um balanço da evolução dos documentos de arquivo, desde a escrita em placas de argila, em 3000 a.C, passando pelo papiro e o pergaminho, até à atualidade, em que o mais comum é o suporte digital.

O foco da oficina foi orientar os munícipes para a conservação de fotografias e outros documentos em suporte digital, uma vez que, nesta nova era, torna-se fácil perder informação, contrariamente ao que acontecia no passado, em que só existia o suporte analógico.

A plataforma digital https://arquivo.pt/ foi referenciada como uma solução para o armazenamento de informação que muitas vezes se perde na internet, como sites, redes sociais, blogues, entre muitos outros.

Para além das várias informações úteis que foram dadas na oficina, os munícipes aprenderam a criar documentos de arquivo em suporte digital e a gerar folhas de recolha de dados para imagens.

Posteriormente, fez-se a visita guiada ao Arquivo, em que foi possível observar todo o espaço e o material utilizado para transformar documentos analógicos em documentos digitais.