Passar para o Conteúdo Principal

Sines: Alunos vivem experiência de residência artística

11 de Junho de 2019

A turma 4.º C da Escola Básica n.º 2 de Sines (Quinta dos Passarinhos) participou, entre 20 e 24 de maio, no projeto Residência Artística (R-A), dinamizado no auditório da Escola Vasco da Gama pelo professor Manuel Rocha, ex-diretor do Conservatório da Música de Coimbra e atual diretor da Comissão Instaladora do Conservatório de Música de Loulé. 

Esta iniciativa, mediada pelo Serviço Educativo e Cultural do Centro de Artes de Sines, deu às crianças a possibilidade de desenvolverem a temática da primavera através da música, da poesia e do desenho.

Foram trabalhados conteúdos de educação musical básica, como a pulsação, o ritmo e a afinação em contexto coral, entre outros, e aprenderam-se canções, de modo a aproveitar o potencial educativo das mesmas, tanto dentro de um reportório tradicional, como a Moda de Cante e a Lengalenga, como de um reportório clássico, com a Primavera, de Vivaldi.

O trabalho coletivo na construção de um espetáculo final também foi estimulado, e para além de todo o trabalho musical, os alunos conceberam o cenário do espetáculo, desenhos alusivos à primavera, máscaras de papel e poemas.

O projeto Residência Artística (R-A) tem como principal objetivo o despertar de interesse pelo desenvolvimento das artes em contexto escolar. Está integrado no Programa de Educação Estética e Artística, iniciativa da Direção-Geral da Educação, em articulação interministerial com o Ministério da Cultura, contando com a colaboração ativa da Câmara Municipal de Sines.

Nesta edição do projeto estão representados 19 municípios, dos quais apenas dois são no Alentejo: Sines e Moura.