Passar para o Conteúdo Principal

Junho volta a ser o mês do teatro em Sines

23 de Maio de 2019

O auditório do Centro de Artes de Sines recebe, de 31 de maio a 29 de junho, um programa de teatro com companhias de Portugal e da República Checa.   

O primeiro espetáculo, marcado para 31 de maio, é trazido pela companhia EsTe - Estação Teatral e tem como título "Coração que é livre fica". A peça é uma oportunidade de observar (a partir do romance “Chiquinho”, de Baltasar Lopes da Silva) todo um país, Cabo Verde, no início do século XX. Espetáculo com direção e dramaturgia de Nuno Pino Custódio e com cocriação de Carlos Pereira, Diana Taborda, Heloísa Simões e Tiago Sarmento. 

No dia 8 de junho, a Companhia Certa apresenta "A prudência morreu de velha". As protagonistas são duas velhas mulheres aterrorizadas pela insegurança reinante na sociedade. Reféns dos seus destinos, conseguem o feito de nos fazer divertir com o seu desespero. Texto de Cláudio Gotbeter, encenação de Eduardo Faria e interpretação de Ana Lídia Pereira, Bruna AS, Joana Soares. 

No dia 14 de junho, chega "Avant tout", pelo grupo checo Lenka Vagnerová & Company. Com direção, conceito e dramaturgia de Lionel Ménard, música de Tomáš Vychytil e coreografia de Lenka Vagnerová, o espetáculo parte de uma experiência mental em que as primeiras memórias nos chegavam a partir do momento em que nascíamos, ou mesmo antes. Toda a experiência de milénios sem conta tornava-se fonte de sabedoria inconsciente e energia instintiva.  

Finalmente, a 29 de junho, a companhia Gato SA põe em cena "Hot tea", espetáculo baseado em textos de Harold Pinter, prémio Nobel da Literatura 2005, considerado um dos mais importantes renovadores do teatro moderno. "Hot tea" é baseado em “Nova Ordem Mundial”, “A Noite”, “O Candidato”, “Conferência de Imprensa”, “É só isso” e “Victoria Station”, seis histórias curtas de gente comum, encenadas por Mário Primo.

Todos os espetáculos estão marcados para as 21h30 e o bilhete para cada um deles tem o custo de 5 euros.

O programa de teatro em junho no Centro de Artes de Sines é organizado pela Câmara Municipal de Sines, com a parceria da AJAGATO.