Passar para o Conteúdo Principal

Bandeira Azul 2019 para cinco praias e porto de recreio

980praiagrande 1 980 2500
30 de Abril de 2019

Cinco praias do concelho de Sines recebem este ano a Bandeira Azul, galardão também atribuído ao porto de recreio de Sines na categoria de marinas.

Volta, então, a ser atribuído o galardão de qualidade balnear às praias Vasco da Gama, S. Torpes, Vieirinha / Vale Figueiros, Grande de Porto Covo e Ilha do Pessegueiro.

Este ano, o Programa Bandeira Azul Europa destaca a importância do combate ao lixo marinho, sendo que a maioria deste chega aos oceanos através dos rios. Alerta-se desta forma para a necessidade de alterar os comportamentos em terra para a preservação do ambiente no mar. Entre as iniciativas de sensibilização encontra-se um concurso, dirigido aos concessionários, para distinguir a redução do uso de plástico descartável.

A atribuição da Bandeira Azul traduz o respeito por critérios como qualidade da água, informação e educação ambiental, gestão ambiental e equipamentos e segurança. A verificação de todos os critérios é efetuada por um júri nacional constituído por entidades do setor público e privado, sendo o resultado da análise escrutinado por um júri internacional.

No âmbito da atribuição da Bandeira Azul, irá decorrer um programa de educação ambiental, com um conjunto de atividades para toda a comunidade.

O anúncio foi feito esta terça-feira em Lisboa e as bandeiras serão hasteadas posteriormente.