Passar para o Conteúdo Principal

Centro de Formação Desportiva em S. Torpes já tem apoio de praia

980surf 1 980 2500
14 de Dezembro de 2018

A Praia de São Torpes tem instalado desde 12 de dezembro um apoio de praia no âmbito do Centro de Formação Desportiva (CFD) de Surf - Desporto Escolar.

O CFD de Surf é o resultado de uma candidatura do Agrupamento de Escolas de Sines ao programa de Centros de Formação Desportiva do Ministério da Educação. Estes centros estão focados em atividades de iniciação e aperfeiçoamento desportivo que favoreçam a prática de atividades desportivas cuja especificidade técnica exija condições especiais, como é o caso das modalidades náuticas, de ar livre e de exploração da natureza, entre outras.

No CFD de Sines, pretende-se reforçar o trabalho já desenvolvido pelo grupo de Surf do Clube do Desporto Escolar do Agrupamento, promovendo e desenvolvendo o surf na região. Realizam-se sessões para praticantes intermédios, iniciantes e avançados da modalidade, batismos de surf e atividades pedagógicas das várias áreas disciplinares do currículo dos alunos, aliando questões da prática desportiva da modalidade à Segurança maritima, proteção do ambiente e literacia do mar.

O centro funciona de forma regular às segundas, terças e quartas feiras à tarde. As atividades decorrem na Praia de S. Torpes e na Piscina Municipal de Sines Carlos Manafaia.

O CFD de Surf serve não só as escolas do concelho de Sines, mas também as de todo o Alentejo Litoral, bem como de forma pontual as escolas de todo o território nacional. Neste contexto, constitui uma oportunidade de fazer chegar a modalidade também a outras escolas que não têm o mar perto.

O CFD tem recebido em média 1200 alunos por ano, sendo que perto de 50 são alunos de atividades regulares do Agrupamento de Escolas de Sines e das escolas da região que frequentam semanalmente o centro.

Estes alunos têm ainda a oportunidade de se relacionar e partilhar momentos de prática com outros alunos de outros CFD, nomeadamente de Odemira, através de encontros em Sines é outros locais do país.

No desenvolvimento do projeto, o Agrupamento de Escolas de Sines conta com o apoio da Câmara Municipal de Sines (transportes e cedência de piscina municipal para treinos), do Sines Surf Clube (experiência na organização de campeonatos de surf), da Capitania do Porto de Sines e da Resgate - Associação de Nadadores-Salvadores do Litoral Alentejano.

A PSA Sines, através da Câmara Municipal de Sines, tomou conhecimento do projeto e disponibilizou-se para ser empresa parceira e apoiar o mesmo, o que aconteceu com a comparticipação da aquisição do apoio de praia agora instalado.

Numa parceria alargada e bastante participada, igualmente a Câmara Municipal de Sines comparticipou a sua montagem e os alunos e professores executaram os trabalhos de pintura da proteção da madeira para ambiente marítimo.