Passar para o Conteúdo Principal

Sines aprofunda relações com o Oriente

980oriente 1 980 2500
05 de Dezembro de 2018

A Câmara de Sines esteve envolvida, nos últimos meses, em iniciativas de promoção do território e de reforço das relações com cidades portuárias de todo o mundo e, em especial, do Oriente.

SINES EM TAIWAN

A primeira iniciativa aconteceu de 25 a 27 de setembro e consistiu numa participação no Fórum Global de Cidades Portuárias, que decorreu em Kaohsiung, Taiwan. O presidente da Câmara, Nuno Mascarenhas, marcou presença juntamente com delegados de municípios portuários de todos os continentes, desde Marselha, em França, a Brisbane, na Austrália, passando por Portland, nos EUA, e Kobe, no Japão, entre muitos outros. Foi uma oportunidade para aprofundar conhecimentos sobre boas práticas e questões comuns às cidades de todo o mundo em cuja vida a atividade portuária ocupa uma posição central.

ALENTEJO NA CHINA

Na primeira semana de novembro, o presidente da Câmara e os seus homólogos do Alentejo Litoral participaram numa viagem de negócios à China, no âmbito do projeto Alentejo Global Invest. Alicerçada nas infraestruturas de grande porte e setores chave do Alentejo, a missão visou a atração de investimento estrangeiro e a consolidação da competitividade da região. Para o nosso concelho, foi muito importante a visita à cidade de Ningbo, cujo porto tem uma ligação direta com o porto de Sines. O projeto Alentejo Global Invest tem como promotores a ADRAL, o PACT - Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo e a ERT Alentejo. Conta como parceiros a CCDR-A, as comunidades intermunicipais, a EDIA e a aicep Global Parques.

CHINA EM SINES

Uma delegação da cidade portuária de Beihai, na província chinesa de Guangxi, visitou Sines nos dias 22 e 23 de novembro. O presidente da Câmara recebeu a delegação nos Paços do Concelho, onde os representantes dos dois municípios acordaram dar início ao processo que poderá conduzir à sua geminação. A visita desdobrou-se em três componentes: a oficial, a cultural e a empresarial. Na cultural, os representantes de Beihai visitaram o museu municipal, a Escola das Artes do Alentejo Litoral e o Centro de Artes de Sines. A visita económica levou a delegação à Zona Industrial e Logística de Sines, ao Sines Tecnopolo, ao Porto de Sines e à Associação de Armadores de Pesca.

Visita de delegação de Beihai