Passar para o Conteúdo Principal

Município, aicep e APS acordam promoção conjunta de Sines

23 de Dezembro de 2015

A Câmara Municipal de Sines, a aicep Global Parques e a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA celebraram, no dia 22 de dezembro, nos Paços do Concelho, um protocolo de colaboração com vista à promoção conjunta do Espaço Económico de Sines – EES.

Conscientes da importância de Sines na economia nacional, em resultado da sua localização e das infraestruturas existentes, assim como das suas vantagens para a localização de projetos de investimento estruturantes, a Câmara Municipal de Sines, a aicep Global Parques e a Administração dos Portos de Sines e do Algarve decidiram unir esforços.

O protocolo de colaboração entre as três entidades estabelece os princípios para a promoção conjunta do Espaço Económico de Sines - EES, através de ações concertadas de cariz institucional e comercial.

O presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, enfatizou que “este protocolo é fulcral para o futuro do nosso concelho".

"A promoção de Sines tem de ser feita de forma concertada e este é mais um passo para trabalharmos em conjunto no sentido de atrair investimento para este território, seja por parte da aicep, da APS ou da Câmara Municipal de Sines, tendo sempre presente cada uma das respetivas áreas, com uma especialização muito bem definida. Estamos os três em sintonia, mostrando claramente que o futuro pode ser melhor e, para isso, estas três entidades irão trabalhar em conjunto”, disse o autarca.

Francisco Mendes Palma, presidente da Comissão Executiva da aicep Global Parques, referiu que “este território e este conjunto de infraestruturas têm toda a vantagem de serem promovidas no seu conjunto. Não só pela questão do melhor aproveitamento e economia dos recursos, mas principalmente para serem mostrarmos em conjunto, de maneira a dar ao potencial investidor as garantias de que ele vai encontrar uma coisa essencial: uma vida facilitada - cumprindo todas as regras que tem para cumprir, como é óbvio -, que vai fazer com que o seu investimento seja concretizado e comece a produzir efeitos rapidamente.”

O presidente da Administração dos Portos de Sines e Algarve, João Franco, indicou que “esta medida consiste em articular as nossas intervenções de modo a promover o Espaço Económico de Sines quer em Portugal quer no estrangeiro, através da participação em feiras, em debates, em seminários, que nos levem a dar conhecimento do que é a atividade destas entidades, em vez de ser cada uma delas, isoladamente, a promover o espaço de Sines. Temos um objetivo maior do que o objetivo de cada um de nós e, com isso, ganha-se mais capacidade de intervenção num mercado maior e com menos custos.”