Passar para o Conteúdo Principal

Arquivo Municipal participa em encontros em Cascais e Sines

22 de Outubro de 2018

O Arquivo Municipal de Sines esteve presente, nos passados dias 19, 20 e 21 de outubro, em dois eventos científicos.

O primeiro, em Cascais, dedicou-se aos arquivos das associações de recreio cultura e desporto, no qual se discutiram as estratégias para a sua preservação e divulgação. O evento, intitulado "1.º Encontro Nacional sobre Arquivos das Associações de Cultura, Recreio e Desporto: Construir o futuro da memória", realizou-se no dia 19 de outubro na Casa das Histórias Paula Rego (mais informações).

Nos dias 20 e 21 de outubro, decorreu o 11.º Encontro de História do Alentejo Litoral, organizado pelo Centro Cultural Emmerico Nunes, em Sines (mais informações). O Arquivo Municipal de Sines participou no encontro, já uma referência não só para a história, mas também para a arqueologia e o património do Alentejo Litoral, através das comunicações de António Campos e Sandra Patrício, assim como de Helder Mestre.

A primeira, intitulada “Júlio Gomes da Silva: o paladino de Sines”, procurou explorar, com base na coleção de recortes de imprensa do Arquivo Municipal, a ação de Júlio Gomes da Silva na defesa de Sines e do Alentejo. A apresentação está disponível aqui. Também Helder Mestre, com a comunicação “João Faria, Um Odisseu Sineense”, através das fontes orais que tem vindo a transcrever, trouxe à colação fontes ainda pouco consideradas pela História.

Durante o Encontro também esteve patente a exposição "Comissões de Moradores: da tradição à modernidade, do Arquivo Municipal de Sines", apoiada pelo Programa Tradições da EDP Produção.