Passar para o Conteúdo Principal

Documentário sobre Cláudia de Campos disponível online

980eu 1 980 2500
09 de Junho de 2018

A Câmara Municipal de Sines, através do Arquivo Municipal de Sines, que coordenou o projeto, disponibiliza desde hoje a versão integral do documentário “Eu”, sobre a escritora Cláudia de Campos.

No filme, com realização de Diogo Vilhena e produção de António Campos, revisita-se a obra “Ele”, em que Sines é retratada numa Sutil imaginada. Neste romance, a então pequena vila do século XIX é descrita com um olhar crítico, que se cruza com a vida, as tradições, costumes, o amor e a intimidade da personalidade de uma mulher na vanguarda dos movimentos do seu tempo, que se correspondia com os escritores e escritoras de toda a Europa e que foi confrontada com os valores tradicionais da província.

A atriz Catarina Leiria dá corpo e voz a Cláudia de Campos (1859-1916), escritora que, nas suas obras, revela-se uma mulher autónoma, imersa nos problemas do seu tempo.

O filme propõe a descoberta desta autora através das suas próprias palavras, visitando as suas vivências, os seus amores, a sua personalidade e intimidade, às quais se juntam os testemunhos de quem estudou esta mulher e de histórias de quem a conheceu e que passaram de geração em geração. 

Esta foi uma produção da Câmara Municipal de Sines integrada nas comemorações do centenário da escritora, assinalado em 2016.

A evocação da escritora prossegue em 2018, quando se prepara uma visita literária a partir das suas palavras, no dia 28 de julho, integrada nas iniciativas paralelas do FMM Sines – Festival Músicas do Mundo.

Filme completo