Passar para o Conteúdo Principal

Vereador Paulo Beliche

Paulo BelicheMandato

2017/2021

Eleito pelo SIM

Áreas de competência

  • Sem competências delegadas ou subdelegadas

Atendimento

1.ª e 3.ª quinta-feira de cada mês, 10h00-12h00

Marcações: Balcão Único Municipal, tel. 269 630 600

Biografia

Paulo Beliche nasceu em Sines em maio de 1961.

Fez o seu percurso escolar básico em Sines, tendo terminado o ensino secundário no liceu em Santiago do Cacém.

Em 1980 entra no mundo laboral ingressando na empresa Construterra, onde exerce funções de gestão de stocks e de onde sai em 1982 para cumprir o serviço militar na Escola Prática de Infantaria em Mafra e, posteriormente, como Oficial Miliciano no Regimento de Infantaria de Beja.

No final de 1983 ingressa no Gabinete da Área de Sines, onde trabalha no laboratório de solos. Desempenha funções na equipa que tinha a seu cargo o registo e controlo das vibrações provocadas pelas explosões ocorridas no desmonte da pedreira de Monte Chãos.

Em 1988 inicia funções na Direção Geral da Qualidade do Ambiente, passando depois para a Direção Regional de Ambiente do Alentejo, que deu origem à Direção Regional de Ambiente e Recursos Naturais do Alentejo, seguindo-se a Direção Regional de Ambiente e Ordenamento do Território do Alentejo que, quando fundida com a anterior CCR, originou a atual Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo.

Em todas estas entidades desempenha funções de gestão, exploração e manutenção preventiva e de primeira linha da rede de estações de monitorização da qualidade do ar da atual CCDR Alentejo. Realiza ensaios e outras operações no âmbito do trabalho experimental, nomeadamente preparação de filtros para a amostragem das partículas totais em suspensão e fração PM10 no ar.

Em 2002, como trabalhador estudante, conclui a Licenciatura em Engenharia Informática no I. P. Beja.

Em 2011 assume o cargo de Chefe de Divisão do Serviço Sub-Regional de Litoral da CCDR Alentejo. Neste âmbito, dá sequência à missão da CCDR Alentejo, no âmbito da respetiva área geográfica: executar as políticas de ambiente, de ordenamento do território, de conservação da natureza e da biodiversidade, de utilização sustentável dos recursos naturais, de requalificação urbana, de planeamento estratégico regional e de apoio às autarquias locais e suas associações, tendo em vista o desenvolvimento regional integrado. Neste sentido:

  • Assegura a representação da CCDR – Alentejo nos grupos para que foi nomeado, designadamente,
  • Plataforma Supraconcelhia do Alentejo Litoral;
  • Concelho Consultivo do IEFP do Litoral;
  • Comissão Distrital de Defesa da Floresta;
  • Grupo Técnico para a Qualidade do Ar;
  • Comissões Municipais de Defesa da Floresta nos cinco concelhos do Litoral Alentejano.
  • Integra a Subcomissão 3 da Comissão Técnica 71 para a normalização (tradução das Normas Europeias EN para português para publicação das respetivas NP) na vertente da Qualidade do Ar Exterior onde tem a seu cargo a sub-coordenação da SC3.

Ainda no âmbito das suas funções, participa em vários projetos científicos realizados na região Alentejo (ALEX 2014, GISA, SinesBioar), na vertente qualidade do ar, onde, além da operação dos meios técnicos de aquisição de dados, contribui também como membro de grupos técnico-científicos com funções de gestão e desenvolvimento técnico dos projetos.

ENGLISH VERSION