Passar para o Conteúdo Principal

Sines TECH - Innovation & Data Center Hub

Logo Sines TECH
O que é o Sines TECH?

O Sines TECH - Innovation & Data Center Hub é um novo espaço para acolhimento de empresas de base tecnológica, integrado na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), gerida pela aicep Global Parques.

Novo hub tecnológico no Atlântico Central, o Sines TECH surge da oportunidade criada pela instalação do cabo submarino EllaLink, que terá na ZILS a sua estação de receção (landing station), associada a um centro de processamento de dados (data center).

São parceiros do projeto a Câmara Municipal de Sines e a EllaLink.

Quais as características do cabo submarino EllaLink?

O cabo transatlântico EllaLink tem uma extensão de 10 119 quilómetros. Liga Fortaleza (Brasil) a Sines (Portugal), passando pelos arquipélagos de Cabo Verde e da Madeira. Oferece uma capacidade de transmissão de dados de 72 terabits por segundo, com baixa latência.

A instalação do cabo faz parte do projeto Bella (Building the Europe Link to Latin America), que agrega as redes de ciência europeia (GÉANT) e sul-americana (Rede Clara) e visa disponibilizar conectividade a instituições de ensino e centros de pesquisa científica entre a Europa e a América Latina.

O projeto é financiado pela Comissão Europeia e por fundos privados, num investimento de cerca de 170 milhões de euros.

Sines TECH
Que vantagens competitivas oferecem Sines e o Sines TECH?
> POSIÇÃO ESTRATÉGICA GLOBAL

Localizado no extremo sudoeste da Península Ibérica, Sines é uma porta de entrada nos mercados europeu e sul-americano.

> CONEXÃO IBÉRICA, EUROPEIA E INTERCONTINENTAL

O parque tem conexão direta e imediata à Europa através de diferentes operadores e oferece a rota mais curta de ligação à América Latina e ao Norte de África. Além disso, estão disponíveis várias e redundantes soluções de ligação em fibra a Lisboa e a Madrid.

> LIGAÇÃO SEGURA DO MAR PARA O CENTRO DE DADOS

O acesso do cabo ao parque faz-se de forma direta e segura em infraestrutura HDD (Horizontal Direction Drilling).

> ALTA CAPACIDADE DE TRANSMISSÃO PARA FINS CIENTÍFICOS

Integrado no consórcio Bella, o projeto EllaLink disponibiliza uma capacidade de 100 Gbps para fins científicos.

> AMPLA DISPONIBILIDADE DE TERRENOS

Na ZILS, junto à praia de receção (landing beach) do cabo EllaLink, estão disponíveis mais de 240 000m2 de terrenos para construção. As empresas têm também ao dispor os terrenos da ZIL 2 - Zona de Indústria Ligeira e localizações na cidade de Sines.

> OFERTA ENERGÉTICA DE GRANDE DENSIDADE E DIVERSIDADE

Estão garantidas linhas de fornecimento de energia de 15kV a 400kV. Existem projetos instalados nas áreas dos biocombustíveis e da energia eólica e estão em desenvolvimento duas unidades de produção de energia solar, com 50MW de potência cada uma.

O que traz este projeto a Sines e a Portugal enquanto territórios?

É uma oportunidade de fixação de investimento tecnológico em Sines e, por essa via, de diversificação de um dos principais motores da economia portuguesa.

Documentos

EllaLink leaflet

Sines TECH - Monofolha

Saber mais

https://sinestech.pt