Passar para o Conteúdo Principal

Cadernos da ERSAR

Documentos da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) com informação relevante para os consumidores sobre os serviços de abastecimento de água e de saneamento.

Direitos e Deveres dos Consumidores de Águas e Resíduos

O abastecimento público de água, o saneamento de águas residuais urbanas e a gestão de resíduos urbanos são serviços públicos essenciais. A sua prestação está sujeita a um conjunto de regras especiais que visam proteger os consumidores, sendo que, para além de direitos, os consumidores também têm deveres que devem  conhecer.

Direitos e Deveres dos Consumidores de Águas e Resíduos


A Água da Torneira é Segura. Escolher esta água também depende de mim

O abastecimento de água para consumo humano é um serviço público essencial ao bem-estar dos cidadãos e à proteção da saúde humana.

A Água da Torneira é Segura. Escolher esta água também depende de mim 


O valor da água é infinito

A água é essencial à vida e não há nada que a substitua.

O valor da água é infinito


Os contadores domiciliários de água

Um contador de água é um instrumento de medição concebido para, de forma contínua, registar e indicar o volume de água que passa através dele. O contador é o elemento chave na relação comercial entre o consumidor e a entidade gestora do serviço de abastecimento de água, pois é ele que permite medir o produto fornecido, a água, de modo a que o respetivo consumo possa ser faturado.

Os contadores domiciliários de água


Utilização de captações particulares de água para consumo humano

Uma captação particular pode ser um poço ou um furo, ou qualquer outra origem de água captada por um utilizador para uso particular, o uso de captação própria para utilização de água no consumo humano é um assunto sensível, esta água pode conter microrganismos ou substâncias prejudiciais à saúde, invisíveis aos nossos olhos, mas que podem causar doenças.

Captações particulares


Utilização de fossas séticas individuais

Uma fossa séptica é uma infraestrutura de tratamento de águas residuais urbanas. Numa fossa séptica as águas residuais são sujeitas a um tratamento primário de separação de sólidos (decantação) e as lamas resultantes são sujeitas a um tratamento biológico (digestão anaeróbia).

Utilização de fossas séticas individuais