Passar para o Conteúdo Principal

Do Oceanário a S. Torpes: Balanço do PEA 2016/17

30 de Outubro de 2017

No momento em que se iniciam as atividades da edição 2017/2018 do Programa de Educação Ambiental (PEA), recordamos as atividades e os alunos abrangidos pela edição de 2016/2017 do programa, promovido pela Câmara Municipal de Sines, através do Serviço de Ambiente e Conservação da Natureza.

Realizado com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a adoção de comportamentos que valorizem e protejam o meio ambiente, o PEA 2016/2017 organizou atividades para o pré-escolar e todos os anos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

A atividade com mais participantes foi a recolha seletiva de resíduos, apadrinhada pela Remax Sirius, que chegou a todo o pré-escolar e 1.º ciclo (830 alunos).

O filme ambiental “Viagem à volta do lixo” foi visto por oito turmas (164 alunos) e o mesmo número de turmas e alunos visitou as instalações centro de triagem e aterro da Ambilital em Ermidas-Sado.

A atividade Oceanos a Preservar, um mega-jogo na Praia Vasco da Gama realizado em parceria com o Laboratório de Ciências do Mar da Universidade de Évora, teve a participação de 11 turmas do pré-escolar (214 alunos).

Com a parceria da associação 4 Patas, oito turmas do 1.º ano (175 alunos) assistiram a uma sessão de contos e foram presenteados com o livro “Quatro Patas”, de Carlos Baldaia.

A visita ao Museu da Água, na Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos, em Lisboa, mobilizou sete turmas do 2.º ano (144 alunos), com o apoio da empresa Águas de Santo André.

A atividade “O Mar”, em que participaram sete turmas do 3.º ano (146 anos), levou os alunos ao Oceanário de Lisboa, com o apoio da aicep Global Parques, e à maré na Praia de São Torpes, com a parceria do Laboratório de Ciências do Mar da Universidade de Évora.

Para os alunos do 4.º ano, a proposta foram visitas ao Fluviário de Mora, com o apoio da PSA Sines, e ao centro de interpretação Monte do Paio, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Participaram 156 alunos, integrados em oito turmas.

Apadrinhada pela Euroresinas, a visita ao Centro de Ciência Viva do Lousal levou 149 alunos, de oito turmas do 5.º ano, a descobrir os minerais.

Para o 6.º ano, e com o apoio da aicep Global Parques, 148 alunos de sete turmas foram à descoberta da Zona Industrial e Logística de Sines.

Mais informação

Síntese Programa de Educação Ambiental 2016/2017