Passar para o Conteúdo Principal

Espaço público, ambiente, turismo: prioridades 2017-2021

980presidente 1 980 2500
17 Outubro 2017

Economia, cultura, espaço público, ambiente e o turismo são os eixos em torno dos quais o novo executivo municipal se compromete a desenvolver a sua atividade no mandato 2017-2021, afirmou o presidente da Câmara reeleito, Nuno Mascarenhas, no discurso de tomada de posse, que teve lugar dia 14 de outubro, no Centro de Artes de Sines.

Para Nuno Mascarenhas, é prioritário preparar Sines para os novos desafios colocados pela construção da ferrovia, pelo aumento da capacidade portuária e pela vinda de outros investimentos.

“Estaremos na linha da frente na atração de investimentos geradores de crescimento económico e emprego” e “vamos continuar a modernizar os serviços municipais para melhor servir empresas e cidadãos”, afirmou o presidente.

A cultura como fator de desenvolvimento continuará a ser uma aposta, tal como a reabilitação urbana, a qualificação do espaço público e imagem da cidade e a mobilidade para todos. Os projetos da reabilitação do mercado municipal e a requalificação da Rua Marquês de Pombal, com candidaturas a fundos europeus aprovadas, são exemplos de projetos prioritários da autarquia para os próximos quatro anos.

No ambiente, disse Nuno Mascarenhas, “caberá ao município realizar todas as ações que de alguma forma possam contribuir para atenuar os efeitos negativos que a grande concentração de empresas nesse território tem gerado, com reflexos na qualidade de vida e do bem-estar dos cidadãos”.

No turismo, o objetivo é continuar o esforço para “crescer mais e melhor”, estimulando os privados a qualificar a oferta e, da parte da autarquia, “continuando a promover eventos, conjuntamente com a reabilitação do património”, em projetos como a recuperação das fábricas romanas, o Observatório do Mar (nos armazéns da Ribeira Velha) e o parque ecológico subaquático.

Na cerimónia de instalação dos novos órgãos municipais realizada a 14 de outubro, tomaram posse os novos membros do executivo e da Assembleia Municipal.

Foi eleita a nova mesa da Assembleia, constituída por José Luiz Batalha (presidente), Tiago Santos (1.º secretário) e Paula Pereira (2.ª secretária).

A nova Assembleia Municipal de Sines é constituída por 21 deputados eleitos diretamente (13 do PS, 4 da CDU e 4 do SIM) e pelos presidentes da Juntas de Freguesia de Sines e Porto Covo.

O novo executivo da Câmara Municipal de Sines é formado por 5 eleitos do PS, 1 eleito da CDU e 1 eleito do movimento SIM.