Passar para o Conteúdo Principal

Plástico foi o resíduo mais recolhido na Praia de Morgavel

20 de Setembro de 2017

A Câmara Municipal de Sines, com a ajuda de 26 voluntários, recolheu mais de duas mil unidades de plástico durante a limpeza da praia de Morgavel, realizada no dia 16 de setembro, no âmbito do Dia Nacional da Limpeza de Praias.

Os polímeros - plásticos foram o resíduo mais recolhido, com cerca de 2380 unidades retiradas da areia, com destaque para a recolha de mais 1000 filtros e pontas de cigarros e mais de 500 paus de cotonetes. Nesta categoria, foram também recolhidas mais de 250 unidades de artes de pesca.

O vidro/cerâmica foi o segundo resíduo mais recolhido, com quase 80 unidades, a maior parte garrafas.

A madeira processada foi o terceiro resíduo mais recolhido, com quase 60 unidades, seguido do metal, com 29 unidades recolhidas.

O papel/cartão, 15 unidades, e os têxteis, 14 unidades, foram os resíduos menos recolhidos.

A limpeza foi organizada pela Câmara Municipal de Sines, em colaboração com a Campigir (Parque campismo de São Torpes), Centro ciclista Sineense, CIEMAR e AEMLA e com os apoios da Associação Portuguesa de Lixo marinho, Autoridade Marítima e Docapesca.

O Dia Nacional de Limpeza das Praias, promovido pela Associação Portuguesa do Lixo Marinho, integra-se numa campanha mundial de limpeza de praia liderada pela organização não governamental Ocean Conservancy, com o objetivo de que as recolhas de lixo marinho sirvam para a criação de uma base de dados a nível mundial, que inclua dados de Portugal de forma consistente e sistemática.

Esta é a quinta ação de limpeza de praias promovida pela autarquia entre 2015 e 2017, depois das limpezas da Praia da Costa do Norte (março de 2015 e abril de 2016) e das praias da Ilha do Pessegueiro e Praia Grande, em Porto Covo (setembro de 2016).

Documentos

Listagem de resíduos recolhidos